A Justiça Federal do Paraná (JFPR) lançará, no dia 1º de julho, a campanha Julho Dourado, uma iniciativa dedicada à conscientização sobre a senciência animal, ou seja, a capacidade dos animais de sentir, sofrer e experimentar emoções, e à prevenção de maus-tratos. A campanha acontece em conformidade com a Lei Federal nº 15.322, sancionada em 6 de janeiro de 2026.
Nesta data, a partir das 18 horas, o edifício-sede da JFPR será iluminado na cor dourada, simultaneamente aos prédios das demais Subseções Judiciárias espalhadas pelo estado, como parte das ações programadas para o mês.
O objetivo é promover uma reflexão sobre a importância de tratar os animais com respeito e dignidade, garantindo que a Justiça atue de forma eficaz na repressão aos crimes de maus-tratos, explica o juiz federal Vicente de Paula Ataíde Júnior, especialista em Direito Animal.
“Com o Julho Dourado, esperamos fomentar uma cultura de respeito e proteção. Nosso compromisso é colaborar para uma sociedade cada vez mais justa, livre e solidária para todas as espécies”, destaca.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br

(Créditos: Pixabay)
