A edição especial de março da revista Justiça & Cidadania traz dois artigos de representantes da OAB Nacional valorizando e parabenizando as mulheres pelo dia internacional e por todas as conquistas obtidas na advocacia.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, assina o texto “Por mais mulheres na advocacia e na OAB”, enquanto Sayury Otoni, secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Milena Gama, secretária-geral adjunta do CFOAB, e Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, homenageiam Myrthes Campos, a primeira advogada brasileira.
Em seu artigo, Simonetti fala sobre o papel fundamental da mulher na advocacia, destacando o feito histórico da OAB, que pela primeira vez em seus 90 anos contou com chapas paritárias para a eleição do Conselho Federal e de suas Seccionais, com um aumento significativo na participação de mulheres nos processos decisórios.
“A OAB trabalha para que as mulheres participem ativamente do dia a dia da instituição, com voz e voto nas instâncias deliberativas, dentro do regime democrático de repartição de incumbências e responsabilidades que sempre caracterizou a Ordem”, pontuou.
Padroeira inspiradora
Mysrthes Campos enfrentou a resistência de membros da própria família e bacharelou-se no Curso de Direito da Faculdade do Recife. O ano era 1898, porém, só foi admitida no então Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil em 1906.
“Padroeira inspiradora das advogadas mulheres – posto que atingiu após vencer uma escalada sem trégua de discriminações – Myrthes Campos escancara a força que, mesmo sem o saber, todas nós trazemos dentro do peito. Defensora no Tribunal do Júri, podemos chamá-la, apropriadamente, de defensora da advocacia feminina”, diz parte do material.
Leia abaixo a íntegra dos dois artigos: