O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, foi homenageado com a Medalha Tiradentes. A distinção é a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e foi concedida durante sessão solene, na manhã desta quinta-feira (17/11).
“É uma alegria e uma honra poder dividir esta honrosa homenagem com quase 1,3 milhão de advogados brasileiros. Uma conquista e um reconhecimento que são feitos a mim, pela amizade e generosidade desta Casa, mas muito mais do que isso, um reconhecimento à aguerrida profissão da advocacia. Portanto, recebe minha gratidão”, destacou Simonetti.
Ele ainda lembrou da importância da Alerj, que integra diretamente a história da OAB: “O estado do Rio de Janeiro está no centro da nossa memória institucional. Foi aqui, há 92 anos, que Levi Carneiro realizou a sessão solene de instalação do Conselho Federal da Ordem”.
Ao justificar a entrega da Medalha, o presidente da Alerj, André Ceciliano, exaltou a atuação da OAB e sua participação na “luta democrática no Brasil”, evocando diversos períodos históricos, iniciando na atuação da entidade durante o Estado Novo. Ele estendeu a distinção a todos os que atuam para o fortalecimento da Ordem.
“Homenagear a Ordem dos Advogados passa pelo reconhecimento daqueles que se dedicam à sua organização, coordenação e representação. Nesse sentido, me sinto orgulhoso de entregar ao doutor Beto Simonetti a maior honraria do Estado, a Medalha Tiradentes. Renomado e combativo criminalista, tem nome na advocacia e história junto à OAB”, disse Ceciliano.
Presente na sessão solene, o membro honorário vitalício da OAB Nacional Felipe Santa Cruz destacou a atuação de Simonetti e da Ordem durante o processo eleitoral deste ano.
“A OAB tem o momento do enfrentamento, o momento de serenar os ônibus. A OAB não é um partido político, não é um sindicato. A OAB é mais do que isso na alma e no espírito do povo brasileiro, que, nesse momento, exigiam da Ordem que ela fosse fiadora e fiscal do processo eleitoral e das urnas eletrônicas e esse foi o papel do doutor Beto Simonetti”, disse Santa Cruz.
Na cerimônia, o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira Arantes, recebeu o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O corregedor-geral da OAB-RJ, Paulo Victor Lima, foi agraciado com a Medalha Tiradentes.