O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, foi homenageado na noite desta quinta-feira (17/11) com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal. A cerimônia foi realizada durante o 8º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Windsor Oceânico Hotel, no Rio de Janeiro.
Simonetti agradeceu a honraria recebida no evento, celebrou a advocacia brasileira e agradeceu a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas Ari Jorge Moutinho da Costa, o qual considera como se fosse de sua família.
“A condecoração que ora recebo é compartilhada com mais de 1, 3 milhão de advogadas e advogados brasileiros. É um reconhecimento ético e político de nossa classe”, afirmou o presidente nacional da OAB.
O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Guaraná, agradeceu a presença dos 33 presidentes dos demais tribunais espalhados pelo país. Guaraná lembrou do jurista Victor Nunes Leal, que batiza a condecoração.
“Victor Nunes Leal foi um estudioso imparável. Um mestre multifacetado no sentido mais puro da expressão. Nunes Leal é uma força inspiradora que atravessa o ímpeto jurista de todos aqueles que vieram depois. Seu legado intelectual é um patrimônio imaterial da ciência jurídica brasileira”, afirmou o presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.
Foram homenageados também com a condecoração o deputado federal Luiz Antonio de Souza e o ministro do Tribunal de Contas da União Antonio Anastasia.