O presidente da Comissão Especial de Direito do Trabalho, Ronaldo Ferreira Tolentino, participou na tarde desta quarta-feira (27/4) da solenidade de atribuição do nome do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello à sala de conciliação do edifício-sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A cerimônia, realizada na sede do TST, em Brasília, foi uma homenagem ao centenário do nascimento do ministro, que integrou o TST de junho de 1985 a maio de 1990. Tolentino representou na cerimônia o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.
“Essa inauguração da sala de conciliação com o nome do ministro Vieira de Mello é algo muito oportuno e um gesto que vem a resgatar um débito que a Justiça do Trabalho tem com ele. O ministro sempre se mostrou um grande conciliador, característica que é um dos princípios básicos da Justiça do Trabalho”, disse o presidente da Comissão Especial de Direito do Trabalho.
O presidente do TST, Emmanoel Pereira, que também preside o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, destacou, em discurso, a personalidade conciliadora do ministro, cuja memória foi homenageada. “A marcante personalidade de homem conciliador proporcionou, inclusive, notoriedade internacional”, resumiu Pereira. “É com muita honra que atribuo o nome do ministro Vieira de Mello à sala de conciliação do edifício-sede do Tribunal Superior do Trabalho”, acrescentou o presidente do TST.