OAB entrega sede revitalizada à advocacia alagoana

  • Categoria do post:OAB

“Reformamos este espaço histórico para que ele sirva não só à geração atual, mas também às futuras gerações de advogados e cidadãos que procuram justiça. Ao darmos vida nova a este prédio, reiteramos nosso compromisso com a missão de que a advocacia seja uma força unificadora e um pilar de justiça”, disse o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, na inauguração da primeira etapa da reforma da sede da OAB alagoana, nesta quinta-feira (25/4), em Maceió (AL).

Ao lado de Vagner Paes, dirigente da seccional, Simonetti falou aos presentes do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. Com a inciativa, já foram realizadas mais de 200 inaugurações e revitalizações, além de mais de 150 espaços renovados e mil computadores instalados em todo o Brasil. “Cada advogado e cada advogada tem o direito fundamental de defender seus clientes sem impedimentos e com acesso irrestrito às ferramentas necessárias para trabalhar”, frisou.

O prédio histórico da Ordem alagoana é situado no centro da capital. A modernização do espaço vem sendo idealizada desde 2022 e depois de cerca de um ano de obras, o prédio foi entregue à advocacia alagoana.

“Aqui funcionou a primeira Faculdade de Direito de Alagoas, aqui passaram exitosas gestões da OAB e inúmeros representantes da advocacia alagoana que brilharam no cenário nacional. Desde que assumimos a gestão, fizemos um trabalho para mostrar a importância não só revitalizar, mas de dar vida, fazer com que ele volte a pulsar, sendo uma parte desse projeto de revitalização do centro. Agora, estamos devolvendo esse prédio em pleno exercício para a classe”, explicou Vagner Paes.

O presidente Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL), Leonardo de Moraes, também lembrou que grandes profissionais da área estudaram no local. “Vários juristas, turmas de advogados, ministros, todos passaram por aqui, pela escola de Direito, na sede histórica. A importância do prédio não está ligada somente aos profissionais que compunham o espaço naquela época, mas pelos grandes estudantes que passaram por aqui e se tornaram grandes advogados”, citou ele.

PEC da Sustentação Oral

O presidente nacional da OAB aproveitou o momento para reiterar o compromisso da entidade com a defesa das prerrogativas da carreira, mencionando que o Conselho Federal entregou a minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Sustentação Oral ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. 

“Quero aproveitar este momento para convocar a advocacia alagoana para se unir a esta luta coletiva da advocacia. Esta matéria nos é cara. A sustentação oral faz parte da nossa identidade enquanto classe e enquanto voz da cidadania dos brasileiros. Nenhum julgamento deve temer a voz da advocacia”, declarou, acrescentando que a garantia da sustentação oral em todas as fases do processo representa respeito à Constituição.

Nova sede

A partir de agora, nesta primeira etapa da reforma, o primeiro pavimento do prédio contará com livraria; cafeteria; Secretaria-Geral; Tesouraria; certificação digital; projeto Meu Escritório, com sala de peticionamento e cinco salas de reuniões; sala das comissões; e o espaço Caixa Saúde, que oferecerá um posto de vacinação, de coleta de sangue e planos de saúde.

Em breve, o segundo pavimento do prédio também será entregue à advocacia. A área superior irá contar com a sede da CAAAL, o museu da advocacia, a sala do conselho reformada e a sala das associações. A segunda etapa da obra inclui ainda o auditório, muito usado no passado para os juramentos e palestras que eram organizados na seccional. Lá, também vai funcionar um centro médico onde a advocacia vai ter à disposição o atendimento em diversas especialidades.

Na cerimônia de reinauguração também estavam presentes o vice-presidente da Ordem Nacional, Rafael Horn; o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos; o coordenador de Comunicação, Thiago Diaz; e a presidente da Comissão Nacional das Mulheres Advogadas, Cristiane Damasceno, além de presidentes de seccionais, conselheiros federais e outras autoridades.

Com informações da OAB-AL

Deixe um comentário