Em reunião da Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia da OAB realizada nesta segunda-feira (27/5), o coordenador João de Deus Quirino Filho comunicou aos integrantes da pasta a realização de duas inaugurações no próximo mês. No dia 29 de maio, os advogados de Itatiba (SP) e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, em Alagoas, receberão salas da advocacia, espaços de coworking e parlatórios. Já no dia 7 de junho, serão inaugurados dois novos espaços em Mato Grosso.
Uma das prioridades para o Conselho Federal, o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia tem o objetivo de promover a unificação de condições, de estruturas e de informações da advocacia de todo o país. É um projeto para além das capitais e para que advogados e advogadas se sintam representados e ouvidos.
“Essas iniciativas demonstram o contínuo compromisso da OAB Nacional em proporcionar melhores condições de trabalho e apoio para os advogados que atuam fora dos grandes centros urbanos, reafirmando a importância da interiorização da advocacia no Brasil”, concluiu João de Deus.
Na reunião, também foi atualizado o banco de dados de cada unidade da OAB para a formação de um espaço no site do Conselho Federal, que terá como objetivo apresentar o serviço de interiorização da advocacia, com um inventário fotográfico e relatos das ações realizadas. A missão do projeto de interiorização foi reiterada, reforçando o compromisso do CFOAB em apoiar e estruturar a advocacia em todo o território nacional.
De acordo com o coordenador, João de Deus Quirino Filho, também foram analisados os resultados da 1ª Conferência Estadual de Interiorização da Advocacia Sergipana, que aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, em Lagarto. “Estamos sugerindo que as demais seccionais possam, também, por uma Resolução, instituir a Conferência Estadual de Interiorização da Advocacia. O objetivo é que esse seja um modelo para que as demais unidades também organizem esse encontro a cada gestão. Ou seja, a cada três anos, uma conferência específica sobre interiorização”, explicou João de Deus.
Os participantes também discutiram os termos de um convênio a ser celebrado com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). A parceria visa oferecer aos advogados do interior do estado acesso a diversos serviços, como consultas jurídicas, jurisprudência, programas de cálculos e outros recursos, fortalecendo a colaboração entre a OAB Nacional e a AASP.