Em ação de interiorização, CFOAB acompanha colégio de dirigentes em MG

  • Categoria do post:OAB

O Conselho Federal da OAB, por meio da Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia, participou do 3° Colégio Regional de Dirigentes da seccional da OAB-MG, das regiões Sul 1 e Sudoeste do estado, na última sexta-feira (12/5). O encontro foi realizado na subseção de Poços de Caldas. A ação integra as agendas de interiorização da OAB Nacional, uma das bandeiras da atual gestão. 

O coordenador nacional de Interiorização do CFOAB, João de Deus Quirino Filho, lembrou que o Sistema OAB tem 1.131 subseções nas 27 seccionais e que cerca de 50,4% da advocacia brasileira atua no interior. Ele destacou a parceria e o diálogo entre o CFOAB e a OAB-MG e falou sobre o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. 

“Sempre tive um sonho que, assim como nas capitais, o interior tivesse acesso aos serviços e ações do Sistema OAB. A presença do presidente nas subseções traz o sentido de pertencimento à advocacia do interior. Meu desejo é que essa pauta seja perene”, afirmou o coordenador de Interiorização da Advocacia.

Percorrer o interior

O Colégio de Minas Gerais reuniu representantes de 20 subseções. O encontro faz parte da política de interiorização também assumida pela seccional. O objetivo é ir até os advogados e advogadas do interior para levantar as demandas da classe e buscar soluções. 

O presidente da seccional mineira, Sérgio Leonardo, falou que “é impossível gerir a OAB-MG de gabinetes e, por isso, estamos percorrendo o interior de todo o estado. É muito importante que a gente possa ter esse momento: possa se conectar e resgatar a importância e a valorização da advocacia mineira”. 

Durante o debate, os dirigentes levantaram questões sobre o relacionamento com servidores da Justiça e ausência de juízes nas comarcas, déficit de pessoal e falta de parlatório em unidades prisionais, problema de plantão da Polícia Civil, impacto da atuação de cartórios no trabalho da advocacia local, pedido de construção de sede própria, treinamento de servidores, simplificação de inscrição de escritórios de advocacia, transmissão de eventos da seccional online para subseções, instalação de turma do TED, entre outros. 

A OAB-MG fez, ainda, mais uma entrega de Sala Inteligente para a advocacia mineira. O novo espaço funcionará na Justiça do Trabalho de Poços de Caldas. O secretário-geral da Seccional Mineira, Sanders Alves, conduziu a solenidade e falou que “a gestão atua para levar modernidade com responsabilidade e inteligente para toda a advocacia”.

Deixe um comentário