O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, publicou, na última quinta-feira (22/2), artigo no jornal Folha de S. Paulo, no qual ressalta a atuação da entidade em defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas e as conquistas obtidas no Executivo, no Legislativo e no Judiciário, em prol da classe.
“A OAB não olha para o cliente do advogado, mas para as prerrogativas profissionais. Defendemos as prerrogativas do então advogado Cristiano Zanin, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do advogado Frederic Wassef, do ex-presidente Jair Bolsonaro”, reforçou o presidente nacional da OAB.
Simonetti enumerou, ainda, as vitórias recentes da instituição e sua defesa intransigente do Estado Democrático do Direito. Após pleito da Ordem, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu abuso de autoridade, violação de garantias de análise e exposição ilegal das comunicações entre advogado e cliente por um delegado da Polícia Federal.
Outra conquista, obtida nos últimos sete dias, foi a revisão da proibição de conversas entre advogados no STF. Também em resposta à OAB, o ministro do Supremo Tribunal Federa Alexandre de Moraes retificou sua decisão original e esclareceu que tal limitação é inexistente. “Hoje, nenhum advogado está impedido de falar com colegas. Se algum juiz, de qualquer tribunal, insistir em tal ilegalidade, a Ordem já assegurou, no Supremo, as bases para derrubar tal absurdo e atuará em favor de qualquer colega”, lembrou Simonetti, no texto.