Simonetti participa da posse do novo presidente do TST

  • Categoria do post:OAB

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou na noite desta quinta-feira (13/10) da solenidade de posse da nova direção para o biênio 2022/2024 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foram empossados Lelio Bentes Corrêa, para a presidência do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Aloysio Corrêa da Veiga, como vice-presidente, e Dora Maria da Costa, no cargo de corregedora-geral da Justiça do Trabalho. Simonetti rendeu homenagens aos empossandos e destacou suas competências para o desafio de gerir o TST nos próximos anos.

“Bentes possui a grandeza necessária para a atribuição que assume hoje. Sua atuação no campo dos direitos humanos, do combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil é reconhecida nacional e internacionalmente. A sua capacidade de gestão e habilidade multidisciplinar estarão para sempre inscritas na memória institucional da Justiça do Trabalho. Congratulo, ainda, o competente ministro Aloysio Corrêa da Veiga que, a partir de hoje, ocupará a vaga de vice-presidente, e a estimada ministra Dora Maria, de corregedora-geral. Estou certo de que, juntos, os senhores conduzirão esta Corte com a maestria de suas experiências e com a eficiência jurídica tão peculiar à Justiça do Trabalho”, disse Simonetti em seu discurso durante a solenidade.

Simonetti salientou também a disposição da Ordem em cooperar com os tribunais pelo constante aprimoramento das relações jurídicas. “A Justiça do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil são instituições que convergem em prol da cidadania, da democracia e do acesso à Justiça. Não por acaso, a Constituição Federal de 1988 explicita a indispensabilidade do advogado para administração da Justiça. Assim, estamos sempre à disposição, nos termos da lei, para assegurar os anseios da sociedade em suas demandas por justiça”, declarou o presidente da OAB.

Homenagem

Em seu discurso, Simonetti prestou homenagem ao ex-presidente Emmanoel Pereira “pelo valoroso legado construído” à frente do TST. “Vossa Excelência deixa a presidência deste Tribunal Superior do Trabalho com uma marca de grandeza – característica dos memoráveis – para ingressar na história”, resumiu ele. 

“Sua gestão foi guiada pelo espírito da serenidade e da sensibilidade. Prezando sempre pela inclusão e cidadania dos mais vulneráveis, demonstrou o compromisso com o efetivo acesso à Justiça. Aproveito para trazer um recado da advocacia brasileira: em breve, queremos nos aproximar de seu cantar por justiça novamente. A Ordem dos Advogados do Brasil é, sempre foi e sempre será a sua casa”, completou o presidente da Ordem.

Entre outras autoridades, participaram da solenidade a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o ministro do STF, Ricardo Lewandowski, o ministro João Otávio de Noronha, representando do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente do Superior Tribunal Militar, Lúcio Mário de Barros Góes, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Deixe um comentário