A secretária-geral adjunta do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Milena Gama, participou, na noite desta quarta-feira (12/10), da abertura do 22º Encontro Nacional dos Advogados da União (Enau), evento da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) que prossegue até o próximo domingo (16/10) em Natal (RN). Concomitantemente ao encontro, a associação também realiza o 17º Seminário Nacional sobre Advocacia de Estado. Milena Gama representou o presidente do CFOAB na ocasião.
As atividades inaugurais dos dois eventos se deram com a realização de um diálogo aberto e informal entre ex-advogados-gerais da União, que falaram sobre o contexto nacional de atuação da classe, levando em conta os momentos mais marcantes desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até os dias atuais. O panorama das atividades da advocacia pública após a pandemia também foi debatido.
Na linha do que a Ordem historicamente defende em seus discursos públicos e nos pronunciamentos de seus dirigentes, a entidade é a casa da advocacia pública e privada, sem diferenciação e com total atenção aos pleitos de todas as categorias que atuam juridicamente em nome do Estado.
A solenidade de abertura contou, além de Milena, com as presenças do presidente da Anauni, Clóvis Andrade; do advogado-geral da União, Bruno Bianco; do procurador da Fazenda Nacional, José Levi do Amaral; do ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do diretor do Departamento de Informações Jurídico-Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU) e ex-presidente da Anauni, Bruno Fortes; do procurador-geral da União, Vinícius Torquetti Domingos Rocha; da secretária-geral de Contencioso da CGU, Izabel Vinchon; do consultor-geral da União, Arthur Cerqueira Valério; e da subprocuradora-Geral da União, Karoline Busatto; do presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Gustavo Machado Tavares; da presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev), Maria Santíssima Marques; do conselheiro fiscal da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Higor Marcelino Sanches; da presidente da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da AGU (Anajur), Ruth Jehá Miller; entre outras autoridades.