O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, foi agraciado, nesta terça-feira (4/10), com uma edição especial da Medalha Justiça e Cidadania, alusiva aos 130 Anos do Supremo Tribunal Federal e ao Bicentenário da Independência do Brasil. Ele recebeu a comenda das mãos do presidente do Instituto Justiça & Cidadania, Tiago Salles. Acompanharam a entrega da medalha o vice-presidente, Rafael Horn, e o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos.
Para Simonetti, o reconhecimento é motivo de honra. “Fico extremamente lisonjeado com a lembrança dedicada por aquela que, sem dúvidas, é uma das mais importantes e notáveis ferramentas informativas do universo jurídico brasileiro. Parcerias como essa, consolidadas e históricas, contribuem muito para a advocacia e para a sociedade”, destacou o presidente.
Salles explicou que a medalha é um reconhecimento da participação de Simonetti no Projeto Liberdades, cuja apresentação da cartilha é da autoria do presidente da Ordem. “A cartilha é um resumo perfeito dos artigos assinados por todos os presidentes do STF, uma síntese introdutória feita pelo presidente Beto Simonetti. É uma linguagem menos jurídica, mais didática, leve e que fala de todas as liberdades”, observou.
A cartilha do Projeto Liberdades é voltada para o público jovem e traz ilustrações em grafite inspiradas nos artigos. A solenidade de seu lançamento – que contou com a presença da OAB – aconteceu em 3 de agosto no Salão Negro do STF, ocasião em que também foram lançados um livro e uma exposição com 14 painéis pintados por artistas urbanos.
“Liberdades precisam ser reafirmadas e defendidas”, diz Simonetti em evento no STF