OAB Nacional recebe alunos de direito para uma visita ao museu histórico da Ordem

  • Categoria do post:OAB

Alunos do curso de direito do Centro Universitário UniEuro, de Brasília (DF), foram recebidos no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), nesta quarta-feira (31), para uma visita às instalações do Museu Histórico, do Centro Cultural Evandro Lins e Silva e do Edifício Sede da entidade. 

Acompanhados das professoras Sandra Reis de Miranda Fioravante e Elaine Portela Bandeira, os estudantes foram recepcionados pela presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, que deu uma breve palestra sobre o funcionamento do Conselho Federal e a representatividade da mulher em cargos de destaque na advocacia. A presidente também falou sobre conquistas recentes da classe, como a fixação de honorários de sucumbência segundo o Código de Processo Civil; as alterações do Estatuto da Advocacia; os trabalhos de interiorização do CFOAB; e os eventos realizados em prol das advogadas, pela CNMA.

“É muito importante recebermos os alunos, especialmente os de Direito, para que eles conheçam o que é a advocacia, a importância da profissão para a sociedade, e para despertar a vontade das pessoas de serem advogados e advogadas. Os alunos se interessaram bastante por tudo que a gente mostrou e falou aqui, e, para a OAB , é sempre um prazer ter esse contato com eles”, afirmou Cristiane.

Em sua fala, a presidente da CNMA abordou a importância da representatividade feminina na OAB. Para ela, que é mulher e preta, estar à frente de uma comissão que defende as mulheres e ter o apoio do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, em eventos contra a violência doméstica é bastante motivador. Aos alunos presentes, em especial as mulheres, Damasceno reforçou a importância da representatividade como inspiração para a carreira. “(Para que) elas possam se enxergar dentro desse espaço, quando temos tantas conselheiras federais, presidentes de seccionais, presidentes de Caixas. Nós precisamos inspirar e incentivar as mulheres, mostrando que é possível chegar a esses espaços de poder”, apontou.

Os alunos puderam fazer perguntas para a presidente da comissão, conhecer as instalações e a história da OAB e aprender mais sobre a atuação dos advogados no Brasil. “Uma experiência bacana, eu realmente não conhecia e gostei bastante das informações. Isso só fez afirmar o que eu já queria seguir para a minha vida, que é ser advogada”, disse a estudante Jaqueline Andrade.

Para a aluna Pâmela Santos, a palestra foi bastante rica e interessante. “Tivemos contato com um conhecimento histórico ao qual não temos acesso na faculdade. É muito enriquecedor conhecer a história dos pioneiros e daqueles que fizeram com que a gente tivesse acesso à advocacia e pudesse ter as prerrogativas reconhecidas, garantias essas que, muitas vezes, foram negadas, especialmente às mulheres e pessoas negras”, disse a estudante.

Veja mais imagens da visita dos estudantes aqui

Deixe um comentário