O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, participou na manhã desta sexta-feira (10/6) da solenidade de abertura do Seminário de Direito Penal e do 8º Fórum Nacional de Juízes Federais Criminais (Fonacrim). Os eventos são promovidos pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), pela Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), pela Justiça Federal de Santa Catarina e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). A cerimônia foi realizada na sede da Justiça Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
“A Ordem, como defensora das garantias fundamentais e do Estado Democrático de Direito, é ciente de que a força da advocacia é dependente do fortalecimento da presença e da independência do Poder Judiciário. Por essa razão, a luta em defesa das prerrogativas da magistratura é também das advogadas e dos advogados. Essa luta valoriza não apenas o Sistema de Justiça, mas principalmente a cidadania em nosso país. Quem ganha é a sociedade e a democracia brasileira”, disse Horn, ao discursar na solenidade, representando o Conselho Federal.
Também participaram da cerimônia, ao lado do vice-presidente da OAB, o presidente do Superior Tribunal de Justiça e do CJF, Humberto Martins, o corregedor-geral da Justiça Federal e coordenador do Centro de Estudos Judiciários do CJF, Jorge Mussi, o presidente do TRF-4, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, a diretora do Foro da JFSC, Erika Giovanini Reupke, bem como outros membros da magistratura, autoridades, profissionais e estudantes de direito.