O Conselho Pleno da OAB Nacional, reunido em caráter ordinário nesta segunda-feira (16/5), dedicou um minuto de silêncio à memória do conselheiro federal Luiz Saraiva (AC), falecido no último dia 9 de maio.
O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, definiu Saraiva como um homem de elevada inteligência e adorável trato. “Pude conviver de modo mais próximo com ele quando, de 2009 a 2012, fui conselheiro federal por Santa Catarina, e ele, pelo Acre. Ficam aqui oficialmente registradas as condolências tanto deste Conselho Pleno, na simbologia do silêncio, quanto desta diretoria”, disse.
Em nome do colegiado, a conselheira federal decana Cléa Carpi (RS) lembrou do bom-humor e da educação de Saraiva como “marcas registradas de um companheiro de grandes lutas em favor da advocacia e da sociedade”.
Trajetória
Natural de Potengi (CE), Saraiva formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente (SP) em 1972, tendo prestado seu compromisso como advogado perante a OAB-SP no ano seguinte. Exerceu a maior parte de sua vida profissional no Acre, estado que escolheu para viver e constituir sua família. Atuou no magistério superior da Faculdade de Direito da FAAO, foi vice-presidente da OAB-AC e conselheiro federal pela seccional. Também foi deputado estadual, presidente da Federação da Agricultura do Acre e do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado.