A Escola Superior de Advocacia (ESA Nacional) realizou na tarde desta quarta-feira (15) o XXX Encontro Nacional de Dirigentes de Escolas Superiores de Advocacia. A reunião foi realizada na sede do Conselho Federal, em Brasília. Os dirigentes das ESAs das seccionais e da direção nacional fizeram um balanço dos resultados dos três anos de gestão, apresentaram planos de opções para reestruturação, discutiram o projeto pedagógico de cursos de pós-graduação e apresentaram os principais projetos realizados nos estados. O secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, participou do encontro.
“Hoje foi um dia de reencontro depois de todo esse período de isolamento. Uma grande oportunidade de reencontrar os dirigentes de ESA de todo o Brasil. Lançamos também um grande projeto. Hoje foi a primeira aula da nossa pós-graduação em advocacia cível, com mais de 12 mil advogadas e advogados matriculados. Uma pós-graduação gratuita e voltada ao dia-a-dia, à prática profissional, com conteúdo programático pensado no advogado iniciante”, disse o diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Duarte.
O diretor-geral destacou a necessidade de superação para o desenvolvimento do trabalho da ESA Nacional durante a pandemia. “Tivemos um triênio extremamente desafiador, em que dois terços do mandato transcorreram durante uma pandemia. Neste período a ESA Nacional lançou sua plataforma digital e realizou o maior evento jurídico online do mundo, um feito certificado pelo Guinness World Records, com mais de 120 mil inscritos. Uma oportunidade em que a advocacia e a sociedade em geral puderam discutir as consequências jurídicas e sociais da pandemia que, àquela altura, havia acabado de começar”, lembrou o dirigente.
Ao longo da reunião, um balanço da gestão revelou os resultados em números. “Há um ano e meio começamos a comercialização dos cursos. Tivemos 161.445 certificados de participação emitidos, independente daqueles que envolveram nosso evento jurídico online. Foram 145.311 visualizações no nosso projeto ESA ao vivo, de lives, com 54 lives. Concedemos 12.703 bolsas em pós-graduações. Tivemos audiência de 176 mil advogadas e advogados de todo o país nos nossos cursos gratuitos que foram disponibilizados na plataforma e criamos nossas redes sociais que hoje contam com 120 mil seguidores ou inscritos. Números expressivos, feitos memoráveis, num momento desafiador. Algo que merece a celebração”, declarou Duarte.
Ele agradeceu ainda ao apoio dado pela OAB Nacional durante o atual triênio. “Queria registrar que esse novo momento vivido pela ESA Nacional deve-se, fundamentalmente, à confiança depositada pelo presidente Felipe Santa Cruz e pelos diretores. O secretário-geral, José Alberto Simonetti, que me antecedeu à frente da ESA Nacional, permitiu a autonomia administrativa e financeira da escola, proveu nossa instituição educacional com os meios necessários para o desenvolvimento de um trabalho que hoje é mundialmente reconhecido. Também o diretor-tesoureiro, José Augusto Araújo de Noronha, que foi um parceiro da ESA em todos os momentos demonstrando o compromisso da atual diretoria com a educação, com a formação continuada e com a qualificação da advocacia nacional”, afirmou o diretor-geral da ESA Nacional.