A OAB Nacional, por meio da Comissão Nacional de Direitos Humanos e da sua subcomissão de Assuntos Internacionais, promoveu o webinar “Direitos Humanos, Democracia e Advocacia”, nesta quarta-feira (15), com a participação de renomados especialistas e representantes de entidades internacionais da área de direitos humanos. As palestras foram transmitidas pelo canal da OAB Nacional no YouTube.
O webinar foi dividido em duas palestras, que abordaram temas de advocacia internacional e a atuação dos advogados na área de direitos humanos. As palestras tiveram ainda a participação de representantes da União Internacional de Advogados (UIA), que congrega entidades de advocacia do mundo inteiro. O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Hélio Leitão, agradeceu o apoio dos palestrantes e afirmou que o evento celebra ainda o dia internacional dos direitos humanos.
“É uma data significativa, que nós temos procurado celebrar com eventos dessa natureza. O objetivo é inserir o advogado brasileiro no contexto internacional e no contexto do direito internacional dos direitos humanos. Os advogados brasileiros têm essa deficiência na formação, que diz respeito ao direito internacional dos direitos humanos. Não estudamos esse tema na graduação e estamos de costas para os sistemas internacional de proteção dos direitos humanos. Um evento como esse é fundamental para levar esse conhecimento aos colegas”, afirmou Hélio Leitão.
Já o presidente da subcomissão de Assuntos Internacionais, Carlos Nicodemos, destacou a importância da participação da UIA no evento e no engajamento da entidade com a Ordem. “A União Internacional de Advogados tem nos acompanhando na construção de agendas comuns de fortalecimento da advocacia. É muito importante para os advogados brasileiros a internacionalização dessa agenda, o fortalecimento da autonomia e independência dos advogados, para que possamos seguir nessa caminhada com a bandeira da advocacia compromissada com os direitos humanos e a democracia.”, avaliou.
O primeiro painel do evento abordou como tema “Educação em Direitos Humanos – Desafios pra uma Transformação Cultural”, com a participação da vice-presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-RJ, Charlotth Back, e do advogado Paulo Lugon Arantes. A mediação foi feita pelo presidente do Comitê Nacional da União Internacional dos Advogados, Ettore Botteselli,
O segundo painel tratou do tema “O Advogado como Defensor de Direitos Humanos – Diretrizes da ONU para Independência dos Juízes e Advogados”, com a participação do membro consultor da Subcomissão de Assuntos Internacionais em Direitos Humanos, Sidharta Legale Ferreira, e do diretor do Comitê de Proteção ao Livre Exercício da Advocacia (Protection of Lawyers) – UIA-IROL, Gustavo Salas. A mediação foi feita por Carlos Nicodemos.