O Sistema de Conciliação (SistCon) da Justiça Federal da 4ª Região está promovendo, em Florianópolis o “II Workshop para aprofundar soluções”, com participação de cerca de 80 juízes e servidores das três seções judiciárias (RS, SC e PR). O evento começou hoje (31/8) e vai até sexta-feira (1/9), com diversos painéis e grupos de trabalho.
A abertura foi coordenada pelo desembargador federal João Batista Pinto Silveira, em mesa com a presença da diretora do Foro da JFSC, juíza federal Erika Giovanini Reupke; do juiz auxiliar da Presidência do TRF4, Eduardo Tonetto Picarelli, e do coordenador de Apoio das Demandas Estruturais, juiz federal Tiago do Carmo Martins.
Pinto Silveira disse que o encontro pretende “construir soluções boas para a União e para os cidadãos”. Para Erika Reupke, a conciliação, “se antes era considerada solução alternativa, hoje é a solução para a maioria dos casos da Justiça Federal. Tiago Martins afirmou que um dos objetivos do encontro é “chegar a consensos que possam ser implementados na prática”.
A programação inclui temas como capacitação dos Cejuscons [Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania] para as demandas estruturais, integração dos centros locais de inteligência com os sistemas de conciliação, conciliação em processos da Caixa Econômica Federal e direito à saúde e gestão de conflitos.
()