A Subseção Judiciária de Umuarama comemorou, nesta terça-feira (10), os 30 anos da instalação da Justiça Federal na “Capital da Amizade”. O evento aconteceu no prédio da Subseção Judiciária do município e contou com a participação de autoridades dos três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal.
A cerimônia relembrou o trabalho desenvolvido por magistrados e magistradas, servidores e servidoras ao longo das três décadas da Subseção.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva, presidiu o evento e parabenizou os colegas que por ali passaram afirmando que trata-se de um momento de muita alegria e comemoração. O desembargador ainda transmitiu, em nome do TRF4, aos munícipes, servidores e juízes, o reconhecimento e gratidão pela dedicação de uma vida a esta instituição.
A diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, parabenizou a todos que ali trabalham e trabalharam, pelo comprometimento. A magistrada ainda ressaltou que à medida em que se celebram os 30 anos, renova-se o compromisso com os princípios da justiça , imparcialidade e equidade, e que os próximos anos serão marcados por desafios, mas também por oportunidades de crescimento e melhorias.
O primeiro juiz federal nomeado para a Subseção de Umuarama em 1993, desembargador federal Luiz Carlos Canalli, lembrou as dificuldades do início e destacou a dedicação dos que deram início aos trabalhos na cidade, reforçando que a JF realmente desempenhou o papel que era esperado dela em Umuarama.
Também discursou o Juiz Federal João Paulo Nery dos Passos Martins, Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Umuarama, que destacou a importância da instalação da justiça não só para a cidade, mas para toda a região. O juiz ainda destacou que nesses 30 anos a Justiça Federal se aproximou da população local, em especial a parcela mais vulnerável, lembrando o importante papel no combate a criminalidade organizada e crimes transnacionais, tão frequentes na região de fronteira.
Por fim, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Umuarama, Dr. Christhian Rodrigo Pellacani, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a magistratura e a advocacia, lembrando que a Justiça Federal tem atuado em Umuarama com muito destemor, defendendo a constituição federal, a ordem jurídica do estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social e boa aplicação das leis, mesma finalidade buscada pela OAB.
Ainda estiveram presentes na celebração, Edvaldo Ceranto Junior, Secretário Municipal de Indústria e Comércio, representando a Prefeitura Municipal de Umuarama, a Juíza Federal Graziela Soares, representando a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região e o Desembargador Federal aposentado Tadaaqui Hirose, Juiz Federal Diretor do Foro da Justiça Federal do Paraná à época da instalação da Subseção Judiciária de Umuarama em 1993.
A jurisdição da Subseção abrange 29 municípios do Paraná. Desde sua instalação, 37 juízes e juízas já atuaram nas Varas Federais de Umuarama.
Atualmente, há cinco magistrados e magistradas federais responsáveis por julgar os processos. Ao todo, são 51 pessoas, entre magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, que trabalham na Subseção.
As três Varas Federais da cidade possuem um acervo de mais de 21 mil processos. Entre os processos, a competência com maior volume é a Cível, com mais de 13 mil processos, seguido pela Previdenciária, com cerca de 6 mil. A SJ de Umuarama é uma das oito subseções que possuem Vara Criminal e atualmente cuida de aproximadamente 1,3 mil processos desta competência.
Confira mais fotos do evento na página oficial do FLICKR da JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ.
O evento aconteceu no prédio da Subseção Judiciária do município ()
O desembargador federal Luiz Carlos Canalli, o diretor do Foro da SJ de Umuarama, juiz federal João Paulo Nery dos Passos Martins, a diretora do Foro da SJPR, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira e o presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva ()
A cerimônia relembrou as três décadas de trabalho desenvolvido por magistrados e servidores na Subseção ()
O desembargador federal Luiz Carlos Canalli, o presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva e o desembargador aposentado Tadaaqui Hirose ()