Dois servidores mediadores da Justiça Federal da 4ª Região participaram, na última semana (3 a 7/10), do Curso de Formação de Mediadores em Subtração Internacional de Crianças, promovido pela Escola de Mediação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) em parceria com a Reunite International do Reino Unido.
Carla de Sampaio Grahl, que atua no Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujure), e Alfredo Fuchs, da Seção de Apoio ao Cejuscon de Novo Hamburgo (RS), passam a contar com a formação necessária para atuação em casos de Subtração Internacional de Crianças, em observância à Resolução 449 de 2022 do CNJ e ao Guia de Boas Práticas da Convenção de Haia. A iniciativa alinha-se também com a Agenda 2030 da ONU e ODS 16.
Na sexta-feira (7/10), ocorreu o módulo prático, ministrado pelas mediadoras Alison Shalby e Janet Flawith. O treinamento contou com a presença de mediadores formados em mediação familiar selecionados pela Reunite.
No treinamento presencial, após três módulos realizados por videoconferência, foram abordados os princípios da mediação para esses casos, a teoria europeia e norte-americana da mediação, os estágios do procedimento, o papel do mediador, os benefícios da mediação, habilidades e técnicas.
Este é o primeiro curso de especialização neste tema promovido pela Justiça Federal, e a parte teórica contou com a participação do desembargador Guilherme Calmon, Juiz de Enlace para a Convenção de Haia, com o representante da Convenção de Haia para a América Latina, Ignacio Goicochea, mediadores da Reunite e outros juízes e profissionais que são referência na temática.
Vários avanços vêm sendo conquistados sobre o tema da mediação envolvendo conflitos transnacionais relativos à criança e ao adolescente.
Fonte: Nujure/Sistcon/TRF4
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
O Curso de Formação de Mediadores em Subtração Internacional de Crianças foi promovido pela Escola de Mediação do TRF2 (Foto: Nujure/Sistcon/TRF4)