O juiz Eduardo Tonetto Picarelli, magistrado auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), apresentou, na manhã de hoje (20/4), o projeto “Tramitação Ágil” na 6ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Federal (Enastic). O evento ocorreu nesta semana, entre os dias 18, 19 e 20, no auditório da Seção Judiciária do Paraná (JFPR), em Curitiba.
No painel, o juiz abordou o novo projeto que foi lançado em fevereiro deste ano pela Justiça Federal da 4ª Região. Picarelli, que é o gestor do projeto, destacou que a iniciativa proporciona a automatização dos atos ordinatórios do processo judicial dentro do sistema eletrônico eproc, e, com isso, traz um ganho no tempo de tramitação das ações.
O magistrado apresentou resultados dos benefícios, ainda parciais, obtidos nestes primeiros dois meses de implantação do projeto em Curitiba, que iniciou com processos previdenciários oriundos da Subseção Judiciária da capital paranaense que tramitam em Juizados Especiais Federais (JEFs).
Em sua apresentação, Picarelli falou sobre como o projeto permite um fluxo processual otimizado, ressaltando que “já se observa uma redução significativa dos tempos médios entre as fases do processo, com um nítido aumento da celeridade dos processos em que houve opção pela Tramitação Ágil”.
Enastic
O evento, realizado pelo Judiciário Exponencial – J.Ex em parceria com a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), debateu temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no Poder Judiciário.
Durante os três dias do encontro, foram abordados temas relacionados às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça Federal, como o projeto “Tramitação Ágil”. Ao todo, mais de 120 representantes de Tribunais Federais, Eleitorais e do Trabalho, Seções Judiciárias e de empresas privadas participaram do evento.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
O juiz Eduardo Tonetto Picarelli apresentou o projeto “Tramitação Ágil” no Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Federal ()
O evento ocorreu no auditório da Seção Judiciária do Paraná, em Curitiba ()