Projeto Petição Inicial Ágil da JFPR e do TRF6 foi classificado no Prêmio Inspiralize JF4R (01/08/2023)

  • Categoria do post:TRF 4

O projeto PIÁ (Petição Inicial Ágil), fruto da parceria entre a Justiça Federal do Paraná e o iluMinas – Laboratório de Inovação do TRF6, foi agraciado como o 2º Melhor Projeto do Prêmio Inspiralize JF4R, promovido pelos laboratórios de inovação da Justiça Federal da 4ª Região, em junho deste ano.

Foram selecionados dez projetos, entre os quarenta inscritos, de autoria de magistrados, servidores e estagiários. Os dez projetos selecionados foram apresentados durante o evento e três foram premiados.

Compuseram a comissão julgadora: o Presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira; o juiz auxiliar da Corregedoria Regional da JF4, Marcos Josegrei da Silva; a Corregedora eleita para o biênio 2023-2025, desembargadora Vânia Hack de Almeida; os diretores do Foro das Seções Judiciárias do RS e de SC, juízes federais Fábio Vitório Matiello e Erika Giovanini Reupke; a conselheira do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), desembargadora Salise Monteiro Sanchotene; o juiz auxiliar da Presidência e Coordenador do eproc, Eduardo Tonetto Picarelli, e o Diretor do WeGov, André Tamura.

O Projeto consiste no compartilhamento das boas práticas e experiências adotadas pelo TRF6 no atendimento às partes sem advogado, bem como compartilhamento da ferramenta de Atermação On-line devolvida em Minas Gerais com o objetivo de integrar as funcionalidades existentes no Sistema Processual Eproc.

O projeto PIÁ prevê ainda a criação de uma ferramenta que contenha as petições iniciais no formato de formulário eletrônico integrado ao Eproc e padronizado para cada de tipo de ação, com campos para anexar os documentos essenciais, permitindo a automatização de tarefas para reduzir o tempo de tramitação do processo e possibilitar o uso dos metadados da petição inicial para elaboração de minutas.

Os servidores que compõem a equipe do Projeto Piá são José Fernando Barros e Silva, do TRF6; Isabel Rodrigues e Milena Pereira, ambas da 8ª Vara Federal de Curitiba, e Samantha Dias, da Divisão de Apoio Judiciário da SJPR (Seção Judiciária do Paraná).

As 10 equipes finalistas ganharam uma Alexa; as premiadas poderão desenvolver e implantar os projetos. As propostas selecionadas concorreram nas categorias de serviços, gestão, tecnologia e processo de trabalho, e foram apresentadas à Comissão Julgadora composta pelos gestores da JF4R e por especialistas em inovação.

 

Milena Pereira, Isabel Rodrigues e Samantha Dias ()

Deixe um comentário