O projeto “Diálogos em Mediação: o encontro entre a teoria e a prática” do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região (Sistcon) foi reconhecido com boa prática do Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa está publicada no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário e pode ser consultada no seguinte link: https://www.trf4.jus.br/CdetF. Esse projeto se insere dentro das ações formativas do Sistcon, como forma de complementar o estágio supervisionado obrigatório dos cursos de formação em mediação e visa dar continuidade ao aperfeiçoamento da formação de conciliadores e mediadores.
Iniciado em abril de 2022, o “Diálogos em Mediação” consiste em ação continuada realizada mensalmente, tendo duração de 2 horas, utilizando como meio a plataforma eletrônica Zoom e tem como público-alvo mediadores em formação, mediadores em atividade e supervisores de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons). A juíza federal Catarina Volkart Pinto, coordenadora de Formação em Conciliação e Mediação junto ao Sistcon, é responsável pela coordenação do projeto.
A iniciativa promove discussões e análises de casos concretos vivenciados pelos mediadores, resguardando-se o sigilo quanto à identificação de partes e processo. A cada mês um mediador prepara, com auxílio da coordenação de formação, a exposição de um caso vivenciado aos demais mediadores e supervisores de Cejuscons.
O projeto possibilita, em um modelo de ensino-aprendizagem, entregar aos mediadores em formação o protagonismo, a fim de que, a partir da vivência de casos práticos, possam se apropriar de conhecimentos teóricos, habilidades e atitudes, dentro de uma compreensão ampla de saberes. A partir da discussão de casos concretos em pequenos grupos, busca-se o desenvolvimento de competências dos mediadores, entendendo-se competência como saber em movimento.
Dessa forma, ao final dos encontros, os participantes ficam aptos a associar teoria e prática, desenvolver competências voltadas à prática da mediação, com capacidade analítica e reflexiva, bem como socializar saberes atitudinais, habilidades e saberes teóricos.
Com o reconhecimento de boa prática do CNJ, o “Diálogos em Mediação” agora vai concorrer ao Prêmio Conciliar é Legal. Essa premiação envolve iniciativas que contribuam para a efetiva pacificação de conflitos, para o aprimoramento e para a eficiência do Poder Judiciário. A data da solenidade de entrega do Prêmio ainda vai ser definida pelo CNJ.
Com informações do CNJ
Os encontros do projeto “Diálogos em Mediação” são realizados de forma virtual pela plataforma Zoom (Imagem: Sistcon/TRF4)