Projeto Aproxima traz justiça em comunidades litorâneas de Guaraqueçaba (21/10/2024)

  • Categoria do post:TRF 4

 

O município litorâneo de Guaraqueçaba recebeu a visita do Projeto Aproxima JFPR, Justiça Itinerante – Reduzindo distâncias, viabilizando direitos. A equipe multidisciplinar, coordenada pela JFPR, realizou cerca de 150 atendimentos que auxiliaram a população local das ilhas de Medeiros, Almeida, Mariana, Ponta do Lanço e Ilha Rasa. Os trabalhos começaram na última quinta-feira (17) e foram concluídos no sábado (19).

É a segunda vez que o projeto atende o município, alcançando populações que ainda não tinham sido contempladas. O público-alvo da ação são comunidades caiçaras, de pescadores artesanais, camponeses e da floresta das regiões litorâneas do Paraná. O objetivo principal é dar acesso à Justiça para cidadãos vulneráveis que moram em regiões distantes dos centros urbanos.

As ilhas abrigam cerca de 450 famílias, que vivem, principalmente, da coleta de ostras e da pesca.

A próxima atividade acontece no dia 8 de novembro e tem o objetivo de alcançar povos rurais paranaenses. Na primeira fase, foram realizadas dez visitas nas regiões de Piraquara, Morretes, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Antonina e Paranaguá.

Apoio
Participaram da ação cerca de 40 pessoas, contando com a presença da diretora do Foro, Dra. Luciana da Veiga Oliveira, além de magistrados e servidores da JFPR. Houve também o apoio de representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União no Paraná (DPU), Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE), Polícia Militar (PM), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Instituto Água e Terra (IAT) e Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Conselho da Comunidade de Antonina e Guaraqueçaba – Execução Penal e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). A equipe ainda teve o apoio da Marinha e dos Núcleos de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal, que auxiliaram no deslocamento entre o continente e as ilhas. 

(Foto: Valéria Cabello)

Deixe um comentário