Presidente e diretores de Foro da 4ª Região prestigiam instalação do TRF6 (22/08/2022)

  • Categoria do post:TRF 4

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, participou nesta sexta-feira (19/8) da cerimônia de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Também prestigiaram a solenidade os diretores de Foro das seções judiciárias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os juízes federais Erika Giovanini Reupke e Fábio Matiello, respectivamente, e os juízes Friedman Wendapp e Antônio Bochenek, representando a Seção Judiciária do Paraná.

A cerimônia, coordenada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, marcou a instalação, a posse dos 18 desembargadores e a eleição de gestores para o biênio 2022-2024. Como presidente, foi eleita Mônica Sifuentes. 

Em seu discurso de posse, a magistrada demonstrou preocupação de evitar que o desenvolvimento tecnológico se torne sinônimo de desumanização: “O nosso maior desafio será trilhar o caminho do meio, que fica entre o mundo exterior, cada vez mais materialista e tecnológico, e o nosso mundo interior, que é o caminho do sentimento e do coração, da atenção com o jurisdicionado e da atenção àqueles que procuram a Justiça”, frisou. 

A solenidade contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux; do presidente da República, Jair Bolsonaro; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; do procurador-geral da República, Augusto Aras; e de outras autoridades.

Mais efetividade

O TRF6 foi criado pelo Congresso em 2021 com o objetivo de desafogar o TRF1, que apresentava, segundo os dados do Relatório Justiça em Números de 2021, uma carga de trabalho equivalente a quase o dobro da média da Justiça Federal, de 28.894 processos por magistrado contra 14.779 no conjunto dos TRFs, estando o TRF4 com 15.041 por desembargador. 

A 6ª Região passará a julgar todos os recursos da Justiça Federal mineira, que representam cerca de 27% da carga de processos da 1ª Região, que segue agora com 12 estados e o Distrito Federal. A partir de hoje (22/8), 174 mil processos começam ser enviados eletronicamente para a 6ª Região.

“O Poder Judiciário tem que ser um instrumento de distribuição e promoção da justiça para o bem de todos e a pacificação social por meio de decisões judiciais deve se efetivar em tempo socialmente adequado”, afirmou o ministro Humberto Martins. 
 

Com informações da Imprensa STJ e TJMG.

Cerimônia de instalação e posse do TRF6, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Autoridades escutam o Hino Nacional (Foto: Divulgação/STJ)

Deixe um comentário