Palestra com Dado Schneider abre Encontro dos Diretores de Secretaria (15/06/2023)

  • Categoria do post:TRF 4

“Nós não estamos numa era de mudança, mudança é a nossa era”. A observação é do professor e pesquisador Dado Schneider, que abriu hoje (15/6) à tarde, em Florianópolis, o Encontro de Diretores de Secretaria da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), com a palestra “O mundo mudou… Bem na minha vez!”. Ele afirma também que o século 21 teria de fato iniciado com a pandemia, que modificou as relações sociais em todos os aspectos, incluindo o trabalho.

“O futuro pertence a quem entendeu o século 21 e quer viver nele”, afirmou Schneider, para quem as concepções de autoridade serão cada vez menos verticais – baseadas em idade e experiência, por exemplo – e se tornarão mais horizontais, com predominância de aspectos como mentalidade e maturidade.

Segundo Schneider, a inteligência artificial (IA) está causando uma revolução maior e mais rápida que a provocada com a expansão da Internet, na década de 90. “A gente simplesmente não pode não saber nada sobre IA”, disse o professor.

O encontro foi aberto pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e pela diretora do Foro da JFSC, juíza federal Erika Giovanini Reupke. Participam diretores das varas federais e das turmas recursais.

O presidente também se referiu à incorporação de tecnologias de trabalho remoto, sobretudo por causa da pandemia, mas ressaltou a importância do convívio. “Só temos equipes porque as pessoas se conhecem e elas não vão se conhecer apenas através de uma tela de computador”. Valle Pereira ressaltou que os diretores “são as pessoas que cuidam do dia a dia da Justiça Federal” e que os “resultados alcançados são frutos da excelência das pessoas que trabalham [na instituição]”.

A programação da tarde prosseguiu com um círculo de conversas com o diretor da Secretaria Administrativa, Luiz Gonzaga da Costa Júnior, e os diretores de divisões da administração da JFSC. O encontro continua amanhã, com palestra do psicanalista e professor Christian Dunker e diálogo com a diretora-geral do TRF4, Sandra Mara Cornelius da Rocha.

()

()

()

()

()

()

()

()

()

()

Deixe um comentário