Justiça aprova mais R$ 31 milhões em projetos ambientais no Caso Petrobras (23/05/2025)

  • Categoria do post:TRF 4

Novos projetos de reparação de danos ambientais do Caso Petrobras foram aprovados em mais uma rodada de audiências do Sistema de Conciliação (Sistcon) do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), realizada no último dia 12. A reunião teve a participação de diversas instituições, tais como a própria Petrobras, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros.  

A sessão conduzida pelos juízes auxiliares do Sistcon, Antônio César Bochenek e Friedmann Anderson Wendpap, deu continuidade às tratativas relacionadas à destinação de valores de indenização em razão do vazamento de petróleo da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em julho de 2000. 

De acordo com o Sistcon, foram R$ 31 milhões em projetos aprovados. Um deles é o projeto Nascentes do Iguaçu, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que assegura qualidade da água para consumo da população dos municípios abastecidos. Foi aprovado em fevereiro de 2025, porém não constava na ata anterior. 

Além deste, há os projetos de revitalização da Bacia do Rio Chimbituva e de drenagem urbana de Araucária, que passarão por análises para o recebimento de verbas do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). Também projetos de conservação e manutenção de pesca do Rio Ivaí, bem como de educação ambiental, de ecoturismo, de drenagem urbana, de planejamento ambiental rural, de monitoramento de contaminação ambiental e reciclagem de materiais.  

Novas audiências e reuniões técnicas foram definidas para acontecerem na última semana de maio e no início de junho, para dar sequência a vários encaminhamentos.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br

Imagem aérea do Rio Iguaçu, em Araucária, próxima aos areiais da região. Foto: Carlos Poly/Prefeitura Municipal de Araucária
Imagem aérea do Rio Iguaçu, em Araucária, próxima aos areiais da região. Foto: Carlos Poly/Prefeitura Municipal de Araucária (Carlos Poly/Prefeitura Municipal de Araucária)

Deixe um comentário