Uma comitiva de oito pessoas do Tribunal de Justiça do RS se reuniu com membros da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Justiça Federal do RS (JFRS) nessa terça-feira (1º/8). O encontro serviu para a comitiva do TJRS coletar informações a respeito da experiência da JFRS em realizar o Inventário de Emissões de Gases Estufa da instituição.
A coordenadora do PLS, juíza federal substituta Rafaela Santos Martins da Rosa, conduziu a reunião apresentando como foi feito a licitação para contratar a empresa responsável pela execução do inventário e como foram selecionados os dados, que abrangeu os anos de 2019, 2020 e 2021.
Em agosto de 2022, a JFRS se tornou o primeiro órgão judiciário a implementar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que procura identificar, mapear e quantificar as fontes de emissões dentro das organizações. A elaboração do inventário foi o primeiro passo para se conhecer como as atividades da JFRS impactam o meio ambiente e o sistema climático, e a partir deste diagnóstico identificar estratégias que possam contribuir com a gradual e contínua redução das emissões.
Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
Reunião aconteceu na sede da instituição em Porto Alegre (JFRS)