“Força Tarefa” encerra atividades do PDG 2025 com 280 gestores da JF4R (05/05/2025)

  • Categoria do post:TRF 4

Aconteceu na última semana o Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG 2025, o primeiro unificado, com a participação da Justiça Federal da 4.ª Região.

Foram quase três dias de atividades, entre palestras, oficinas, plenárias e um jogo de estratégia no final, com a participação de 280 gestores das Seções Judiciárias do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

Anualmente, o PDG promove a qualificação de gestores da Justiça Federal da 4.ª Região com ações dentro da temática de gestão de pessoas e liderança. Para esta edição, o assunto foi a promoção da saúde.

“Preparamos esses dias aqui com muito carinho. Essa ideia de poder unir as três seções é algo que a gente deve repetir, porque é uma forma de nos conhecermos, de trocarmos ideias”, destacou a juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, diretora do foro da SJPR. 

Para a magistrada, foi uma importante integração. “Poder se conhecer e perceber que passamos pelos mesmos desafios é uma forma de melhorar também nossa atuação e tornar nosso dia a dia um pouco mais saudável e feliz”.

Bem-estar no ambiente de trabalho 

O auditório da sede Cabral da Justiça Federal do Paraná (JFPR), em Curitiba, foi palco da abertura do PDG 2025, na última segunda (28), com as palestras Saúde Mental e Organização do Trabalho, ministrada pelo juiz titular de Vara de Trabalho Leonardo Vieira Wandelli; e Contextualização e Psicodinâmica do Trabalho, com o médico pós-doutor em psicodinâmica do trabalho Laerte Idal Sznelwar.

Antes, o desembargador federal Fernando Quadros da Silva, presidente do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), realizou a abertura do PDG 2025, que contou com a participação da diretora do foro da SJPR, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira; da vice-diretora do foro da SJPR, juíza federal Luciane Merlin Clève; da coordenadora científica do evento, juíza federal Tani Maria Wurster; do vice-diretor do foro da SJRS, Fábio Dutra Lucarelli, e do diretor do foro da SJSC, Henrique Luiz Hartmann. 

Também estiveram presentes os diretores de Secretaria Administrativa das Seções Judiciárias, Layre Colino Neto (PR), Rogéria Ramos (SC) e Ana Paula Amaral Silva Hollas (RS).

Oficinas e integração

Na terça (29), os participantes interagiram em oficinas sobre Avaliação do trabalho, processos de reconhecimento e desenvolvimento profissional; processos de cooperação e desafios do trabalho remoto; e distúrbios de saúde ligados ao trabalho e afastamentos do trabalho. E, na manhã do terceiro e último dia, todos participaram do jogo estratégico Força Tarefa.

A corregedora regional do TRF4, desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, expressou a satisfação de poder encerrar as atividades de um evento planejado sob muita expectativa. “Pela primeira vez um evento unificado. Pelo que vi aqui, ele alcançou muitos resultados e objetivos, que foi o que motivou a realização desse evento”, celebrou.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br

Gestores da JF4R no encerramento do PDG 2025, na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba
Gestores da JF4R no encerramento do PDG 2025, na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba (COMSOC/JFPR)

Deixe um comentário