Evento celebra os 20 anos da Justiça Federal em Cruz Alta (10/12/2024)

  • Categoria do post:TRF 4

As duas décadas de atuação da Justiça Federal em Cruz Alta(RS) foram celebrados ontem (9/12) em solenidade realizada no prédio-sede da instituição no município. O movimento para a instalação da Vara Federal, o início da subseção, o desenvolvimento e o trabalho realizado foram relembrados no evento.

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Alexandre Gonçalves Lippel, representando a Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), acompanhado pela diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juíza Carla Evelise Justino Hendges, e pelo diretor do Foro da Justiça Federal em Cruz Alta, juiz Tiago Fontoura de Souza.

Também estavam presentes o vice-diretor do Foro da JFRS, juiz Fábio Dutra Lucarelli; o ouvidor da JFRS, juiz Gerson Godinho da Costa; a diretora do Foro da Comarca de Cruz Alta, juíza Luana Schneider; a presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Sandra Marchionatti Terra; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rogério Coradini Oliveira, representando o Município de Cruz Alta; entre outras autoridades.

O evento contou com a presença da Banda da 3ª Divisão de Exército que tocou os Hinos Nacional, do Estado do Rio Grande do Sul e da cidade de Cruz Alta.

Na abertura da solenidade, o diretor do Foro local, juiz Tiago Fontoura de Souza, destacou que a construção da subseção foi um esforço coletivo, que contou com a dedicação de vários atores, como os advogados e os primeiros magistrados e servidores. “Ao longo desses 20 anos, a 1ª Vara Federal de Cruz Alta tem sido um farol de justiça, solucionando milhares de processos e impactando positivamente a vida de inúmeros cidadãos, principalmente aqueles que se encontram em estado de vulnerabilidade social nos 13 municípios que compõem a nossa jurisdição”.

O magistrado ressaltou o compromisso da unidade com a agilidade e a cidadania, relembrando que resolveram 226 processos envolvendo o auxílio emergencial, o que aponta para o papel fundamental da Justiça em momentos de crise, como o enfrentado durante a pandemia da Covid-19. Ele ainda afirmou que, após a especialização e regionalização de competências, a “1ª Vara Federal passou a atuar mais massivamente com processos previdenciários e, por conseguinte, vem contribuindo significativamente para a melhoria das condições de vida de segurados em uma extensão ainda maior, distribuindo, ao longo do ano de 2023, mais de R$ 32 milhões em Requisições de Pequeno Valor e precatórios, bem como ao longo deste ano foram pagos mais de R$ 53 milhões”.

O diretor do Foro local sublinhou que a instalação da unidade judiciária no município representou “um avanço significativo para região, proporcionando maior celeridade e eficiência na resolução de conflitos e garantindo acesso à justiça”. Ele concluiu sua fala renovando o compromisso da unidade em “continuar trabalhando com dedicação e profissionalismo para garantir a efetividade da justiça e o bem-estar da comunidade”.

Para finalizar, Souza reconheceu o trabalho da Comissão Pró Instalação da Justiça Federal em Cruz Alta, que foi iniciado com a OAB local. Ele entregou um certificado de homenagem a entidade, que foi recebida pela presidente da instituição. O reconhecimento também foi estendido aos seis primeiros servidores.

Na sequência, a diretora do Foro da JFRS, juíza Carla Evelise Justino Hendges, pontou ser um momento feliz pensar nesses duas décadas de atuação da Justiça Federal no município e na região, principalmente observando, pelas histórias mencionadas, como foi a configuração inicial e quanto se avançou neste tempo. “Esperamos que outros 20 anos venham. Que a Justiça esteja junto da comunidade, trabalhando para o bem-estar, a promoção da justiça e da igualdade”.

Por fim, o desembargador Alexandre Gonçalves Lippel comentou que era a primeira vez que visita Cruz Alta e que ficou impressionado com a recepção, o que, para ele, mostrava o acerto que foi o investimento da sociedade e do TRF4 na instalação da Justiça Federal no município. Parabenizou o trabalho realizado por magistrados e servidores que, com qualificação e espírito público, procuram contribuir para a construção de uma sociedade melhor, mais fraterna.

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

Público lotou auditório para acompanhar a solenidade
Público lotou auditório para acompanhar a solenidade (Nucom/JFRS)

Homenagem à Comissão Pró Instalação da Justiça Federal em Cruz Alta
Homenagem à Comissão Pró Instalação da Justiça Federal em Cruz Alta (Nucom/JFRS)

Juízes e servidores da Justiça Federal em Cruz Alta
Juízes e servidores da Justiça Federal em Cruz Alta (Nucom/JFRS)

Juíza Carla Hendges (D), desembargador Alexandre Lippel e juiz Tiago de Souza
Juíza Carla Hendges (D), desembargador Alexandre Lippel e juiz Tiago de Souza (Nucom/JFRS)

Banda da 3ª Divisão de Exército
Banda da 3ª Divisão de Exército (Nucom/JFRS)

Deixe um comentário