“É sempre importante reforçar a discussão sobre tecnologia e inovação no Poder Judiciário e fazer isso de modo mais abrangente e cooperativo possível”. Com essas palavras, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), José Antonio Savaris, abriu a 6ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Federal, evento realizado pelo Judiciário Exponencial – J.Ex.
O encontro é uma parceria com a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) e acontece até quinta-feira (20), no auditório da Seção Judiciária do Paraná (JFPR), em Curitiba. Ao todo, mais de 120 representantes de Tribunais Federais, Eleitorais e do Trabalho, Seções Judiciárias e de empresas privadas participam do evento.
Para o corregedor regional da 4ª Região, desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, o Enastic é um grandioso evento para tratar de desafios tecnológicos. “Ouvimos falar sobre inteligência artificial e os riscos dela, por isso gostaria de destacar a importância da realização de eventos como este, que permite um amplo debate sobre assuntos relacionados à tecnologia. Eventos presenciais, que propiciam a troca de ideias sempre devem ser o norte para qualquer desenvolvimento de qualquer tecnologia ou ferramenta. Somente por meio do debate humano, de forma presencial, é que vamos decidir a melhor forma de trabalhar e atender o jurisdicionado”.
Com a palavra, José Antonio Savaris, disse que “é uma grande honra a Justiça Federal do Paraná participar desse movimento de tecnologia e inovação. O importante é saber que ninguém faz nada sozinho, pois este encontro materializa o esforço comum para o avanço das instituições em relação ao tema”. O diretor do Foro da SJPR agradeceu a presença de desembargadores, juízes federais e servidores que atuam nas áreas de tecnologia e inovação, agradecendo, em especial, a confiança do J.Ex e a parceria da Apajufe na realização deste evento.
O presidente da Apajufe, juiz federal Anderson Furlan, manifestou sua alegria por estar presente no Enastic, “pois a Associação de Juízes sempre participou como espectadora e agora está realizando o evento”.
Anderson Furlan destacou ainda que a Justiça Federal da 4ª Região tem em seu DNA a inovação e que “a instituição é um celeiro de criação de ferramentas e de processos tecnológicos”. “Desejo a todos muitas discussões positivas sobre o assunto, pois temos que estar preparados para o futuro institucional”.
O diretor da Divisão de Tecnologia da Informação da SJPR, Jean Carlo Zequim, realçou que o Enastic abre muitas oportunidades para discussão. “Acredito que serão três dias de muitos debates para falarmos sobre metas futuras e situações passadas na busca da melhor forma de evoluir”.
Já para o idealizador do evento, Ademir Piccoli, a satisfação em estar no Paraná para abrir a nova edição do Enastic é extremamente importante e consagra ainda mais o evento na apresentação de tecnologias e inovações, reforçando que o desafio é revolucionar a maneira de levar inovação para profissionais da Justiça nos mais distantes pontos do Brasil.
O Enastic
O objetivo do evento é a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no Poder Judiciário. Através de uma agenda distribuída ao longo de três dias, o evento vai debater temas relacionados às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça Federal do Brasil.
O Enastic é uma família de eventos segmentados que tem como diferencial a realização em parceria com instituições do ecossistema de Justiça. A cada edição um novo anfitrião sedia o encontro e o realiza em conjunto com o J.Ex. Atualmente são realizadas seis edições anuais do encontro com os seguintes segmentos da Justiça: Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça Estadual e Militar, Ministério Público e Defensorias Públicas.
Confira AQUI para ver a programação completa.
()
()