Começou hoje (30), em Foz do Iguaçu/PR, o Encontro Anual de Diretores de Secretaria da Seção Judiciária do Paraná (SJPR) e o Encontro de Diretores Administrativos da 4ª Região. Ao todo, 142 diretores de Secretaria das Varas Federais da Seção Judiciária do Paraná e diretores administrativos da 4ª Região (SJSC, SJRS, SJPR e TRF4), se reúnem até o dia 31 de março para troca de experiências em busca de atualizações sobre as rotinas de trabalho.
Idealizado pela Direção do Foro da SJPR e promovido de forma conjunta pelas Seccionais da 4ª Região e pelo TRF4, o tema central do evento aborda a “Justiça Federal de hoje e do futuro”.
A abertura do evento aconteceu às 9 horas com o diretor do Foro da SJPR, juiz federal José Antonio Savaris, que saudou todos os presentes, destacando a importância do evento com o compartilhamento de experiências e congraçamento entre os participantes. “Acredito que este evento vai proporcionar o diálogo entre os gestores na busca de melhorar ainda mais o trabalho do Poder Judiciário”. José Antonio Savaris acrescentou ainda que o evento é uma forma de realçar o senso de pertencimento em relação à instituição, agradecendo, especialmente, à equipe da Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu e a todos que contribuíram para a sua realização.
Com a palavra, o corregedor Regional do TRF4, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, salientou que a troca de experiência é o que vale. “Cada um aqui vai apresentar sua realidade para, juntos, resolvermos problemas que são comuns a todos. Por isso, a realização de eventos como esse são muito importantes”.
Também estavam presentes na abertura do Encontro 2023, os desembargadores federais Taís Schilling Ferraz e Vânia Hack de Almeida, os diretores da Seções Judiciárias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respectivamente, Érika Giovanini Reupke e Fábio Vitório Mattiello, a diretora-geral do TRF4, Sandra Mara Cornelius da Rocha, e a diretora Administrativa da SJPR, Daniela Hideko Ynoue.
Fábio Vitório Mattiello apontou o pioneirismo do evento para a troca de experiências. “Acredito que esse evento é altamente representativo, pois a palavra de ordem é integração. Muitas experiências podem ser colhidas nesse encontro, mas que não se esgotam aqui. A verdade é que esse evento presencial agrega valor às relações humanas e certamente terão um acréscimo de qualidade no já qualificado quadro funcional da Justiça Federal”.
Seguindo a programação do primeiro dia, a palestra “A Justiça mudou bem na minha vez” foi ministrada pelo professor Dado Schneider, que falou sobre a importância da comunicação no judiciário. “Somos criados para um mundo e precisamos lidar com outro. É assustador entender essa passagem de um mundo vertical do século XX para um mundo horizontal do século XXI. Hoje em dia há um conflito comunicacional entre as gerações e isso precisa ser debatido”.
Na sequência, a questão dos claros de lotação e a possibilidade de se nomear novos servidores foi debatida. Dando continuidade ao Encontro, os desembargadores federais Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, Taís Schilling Ferraz e Vânia Hack de Almeida, abordaram suas experiências na administração e gestão de pessoas. Atividades de integração, oficinas, dinâmicas e treinamentos também foram desenvolvidas ao longo do dia.
()