O conselho de sentença, formado por três mulheres e quatro homens, condenou dois homens pelos crimes de tentativa de homicídio e corrupção de menores a pena de reclusão de nove anos e seis meses e 14 anos. A sessão, que durou dois dias (4 e 5/12) foi presidida pelo juiz Davi Kassick Ferreira, da 1ª Vara Federal de Rio Grande (RS), no auditório do prédio-sede da instituição.
Acusação
O crime ocorreu no dia 18 de julho de 2023. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), três homens e um adolescente, após perceberem a presença da vítima dentro de um carro estacionado na rua Um, saíram da rua Cacique/nove e efetuaram disparos de arma de fogo contra o policial federal. O agente tentou fugir, mas o carro derrapou, batendo na calçada.
De acordo com o autor, os denunciados continuaram atirando e depois correram para um matagal. O policial federal conseguiu ligar a viatura e sair em direção à rodovia, momento em que ouviu mais disparos. A perícia apontou que foram efetuados 35 tiros contra a vítima, 25 no carro e 10 nos muros próximos.
Tribunal do Júri
O julgamento iniciou, na terça-feira, às 8h, quando foram ouvidos os depoimentos de quatro testemunhas indicadas pelo MPF, e quatro, pela defesa. Na sequência, os réus foram interrogados.
A sessão foi encerrada neste dia e iniciada novamente na quarta-feira com os debates orais entre acusação e defesa. Os jurados responderam aos quesitos e o juiz proferiu a sentença.
O conselho de sentença entendeu que ficaram comprovados a materialidade, a autoria e o dolo quanto aos delitos praticados pelos dois homens. O magistrado fixou a pena de reclusão em nove anos e seis meses para um dos réus e 14 anos para o outro.
Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
Sessão aconteceu no auditório e durou dois dias (Marcelo Guerreiro/JF Rio Grande)