Diálogos em Mediação debate a possibilidade da perspectiva de gênero aplicada à mediação (01/04/2025)

  • Categoria do post:TRF 4

O Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Sistcon/TRF4) promoveu, na última semana (27/3), o encontro mensal do projeto “Diálogos em Mediação”, uma iniciativa que visa aperfeiçoar a formação de Conciliadores e Mediadores. A primeira reunião de 2025 teve como tema “A perspectiva de gênero nas mediações: olhares e possibilidades”, que objetivou oferecer ferramentas para auxiliar na tarefa de julgar a partir da concepção das construções de gênero.

Antes de iniciar as atividades, a coordenadora da Formação em Conciliação e Mediação do Sistcon, juíza federal Catarina Volkart Pinto, noticiou que o TRF4, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), venceu o Prêmio “Conciliar é Legal 2025”, na categoria “Demandas Complexas”, com o projeto “Multiplicadores da Paz”, que busca a formação de agentes que contribuam na pacificação das relações intercomunitárias em conflitos fundiários coletivos e que envolve metodologias de Justiça Restaurativa e mediação. “Isso só mostra que, quando nos juntamos e somamos esforços, a gente consegue obter resultados ainda maiores”, ela expressou.

O encontro foi conduzido pelas magistradas Priscila Wickert Piva, da 1ª Vara Federal de Chapecó (SC) e ouvidora da Mulher em Santa Catarina, e Melina Faucz Kletemberg, juíza federal em Ponta Grossa (PR).

Ao longo da reunião, ocorreram exposições de vídeos e falas com a finalidade de debater estereótipos de gênero e o modo com que essas concepções podem se inserir no sistema judiciário, bem como o papel de mediadores e mediadoras frente a situações de discriminação. Também foi apresentado o ‘Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero’, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para ampliar o acesso à Justiça por mulheres e meninas.

O próximo encontro do Diálogos em Mediação ocorrerá no mês de maio.

O projeto

O “Diálogos em Mediação” é um projeto inserido dentro das ações formativas do Sistcon como forma de complementar o estágio supervisionado obrigatório dos cursos de formação em mediação e da formação continuada. A iniciativa busca fomentar um debate horizontal e coletivo sobre casos práticos, estabelecer vínculos entre os atores da conciliação e da mediação na Justiça Federal da 4ª Região e assegurar a formação continuada dos mediadores e conciliadores. Em 2023, o projeto foi reconhecido como uma boa prática do Poder Judiciário pelo CNJ.

Fonte: Sistcon/TRF4

O encontro do projeto "Diálogos em Mediação" foi realizado de forma telepresencial
O encontro do projeto “Diálogos em Mediação” foi realizado de forma telepresencial (Imagem: Sistcon/TRF4)

Deixe um comentário