Curso do TRF4 aborda cultura de inovação no Poder Judiciário (28/08/2024)

  • Categoria do post:TRF 4

A Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4) está promovendo nesta semana, entre quarta e sexta-feira (28, 29 e 30/8), o curso “Formação em Inovação e Design – Módulo I”, direcionado para magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região. As aulas ocorrem de forma telepresencial, com transmissão pela plataforma Zoom. O curso busca capacitar os participantes a contribuir para uma cultura de inovação no Poder Judiciário a partir de uma avaliação crítica e ética sobre seu papel e objetivos a serem atingidos, bem como sobre a inovação e seus impactos sistêmicos, presentes e futuros.

Com carga horária total de 8 horas-aula, a formação tem a coordenação científica da desembargadora federal Luciane Amaral Corrêa Münch. A magistrada foi corregedora-regional da Justiça Federal da 4ª Região entre 2019-2021 e membro do Conselho de Administração do TRF4. Ela é criadora, roteirista e apresentadora do canal de edutainment “Elas em Nós”, que trata de aprendizagem com a vida de mulheres históricas para enfrentar os desafios contemporâneos.

A aula inicial foi ministrada pela juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro. Ela atualmente está lotada na 2ª Vara Federal de Porto Alegre e também é a coordenadora do Laboratório de Inovação – INOVATCHÊ da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. A magistrada possui experiência com design thinking, já tendo atuado com a temática em diversas instituições.

A abertura do evento foi feita pelo juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli. Em sua fala, ele destacou a importância atual das iniciativas que vêm sendo realizadas no campo da inovação na Justiça Federal brasileira, “especialmente pelos Laboratórios de Inovação, que estão produzindo soluções incríveis, criativas, colaborativas e inovadoras para as rotinas de trabalho nos tribunais e unidades judiciais”.

Na sequência, a juíza Daniela Cavalheiro ressaltou que a inovação no contexto de uma instituição pública serve para atender as novas necessidades que uma sociedade diversa traz como demandas, fazendo com que, no caso do Judiciário, a prestação jurisdicional precise ser cada vez mais rápida para manter a sua relevância e atender as expectativas coletivas.

“Dessa forma, cursos e capacitações, como esse que estamos realizando, oferecem as ferramentas para que magistrados e servidores possam atuar de uma forma diferente e oferecer essas respostas novas aos jurisdicionados. Trabalhar com a inovação não se limita a aprender novas tecnologias somente, mas também mudar o nosso modo de pensar, se propor a refletir como podemos ser magistrados, servidores e colaboradores melhores”, ela apontou.

Segundo a magistrada, esse estímulo institucional para que temáticas relacionadas à inovação sejam cada vez mais debatidas entre os membros do Judiciário gera um efeito positivo entre os servidores, com o aumento da percepção da necessidade de mudanças e, assim, otimiza o cumprimento de metas e a entrega de resultados.

“Portanto, a inovação no Sistema de Justiça é uma questão de necessidade, não podemos ficar no mesmo lugar que antigamente. Se a sociedade mudou, então os problemas mudaram e as respostas do Judiciário tem que ser novas e diferentes. Nessa realidade, nós, sendo magistrados ou servidores, temos que aprender a pensar de forma inovadora, arrojada”, avaliou Daniela Cavalheiro.

Essa primeira aula foi aberta a todos os magistrados e servidores da 4ª Região, sem limite de vagas, no entanto as próximas duas aulas são voltadas para 40 inscritos que desejam se tornar laboratoristas voluntários, aplicando metodologias inovadoras no âmbito da Justiça Federal.

A aula de quinta-feira (29/8) será conduzida pela desembargadora federal Taís Schilling Ferraz e vai ter como tema uma introdução ao pensamento sistêmico e às teorias sobre complexidade. Além disso, a aula de sexta-feira (30/8) vai ser ministrada pela desembargadora federal Luciane Münch, abordando temáticas como fundamentos teóricos do design, design sistêmico, futurização e visão holística da inovação.

Já o próximo módulo do curso vai acontecer de forma presencial em Porto Alegre nos dias 25, 26 e 27 de setembro deste ano.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do evento que pode ser acessada pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/XRXpr.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

O curso é voltado para magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região e tem transmissão pelo Zoom ()

A juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro conduziu a aula inicial do curso ()

Deixe um comentário