Curso do Programa de Vitaliciamento dos novos juízes e juízas da 4ª Região ocorre na SJSC (29/08/2024)

  • Categoria do post:TRF 4

Nesta semana, entre terça e sexta-feira (27 a 30/8), está ocorrendo o curso “Prudência e escuta na atividade judicial. Modos de subjetivação no contemporâneo e o trabalho do magistrado”, que integra a 1ª etapa do Programa de Vitaliciamento direcionado aos 27 juízes e juízas federais substitutos da Justiça Federal da 4ª Região que foram aprovados no XVIII Concurso e tomaram posse nos cargos em dezembro de 2023. O evento está sendo promovido pela Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4) e acontece de forma presencial na Sala de Cursos da sede da Seção Judiciária de Santa Catarina (SJSC), em Florianópolis.

O curso de aperfeiçoamento tem o objetivo de formar os magistrados em processo de vitaliciamento para atuar na carreira de forma ética, adotando uma posição de autoridade e humildade apropriada às circunstâncias, relacionando-se com servidores e seus pares com escuta e partilha. Ao final da formação, os participantes devem ser capazes de identificar os aspectos centrais dos processos de subjetivação contemporâneos, compreendendo seus efeitos sobre os modos de vida e trabalho, em especial, no desempenho laboral no âmbito do Judiciário.

A atividade tem a coordenação científica do desembargador Roger Raupp Rios, vice-diretor da Emagis, e carga horária total de 30 horas-aula. Durante as aulas, por meio de exposições dialogadas e debates entre os participantes, estão sendo abordados assuntos como subjetivação e trabalho; temas da sociedade contemporânea; comunicação e linguagem simples; expectativas em relação à carreira com a experiência inicial de trabalho; identidade e reconhecimento profissional; prudência, escuta e comunicação na atuação judicial; entre outros.

A abertura do curso, na terça-feira (27/8), contou com a participação da corregedora regional da Justiça Federal da 4ª Região, desembargadora Vânia Hack de Almeida. Já na sexta-feira (30/8), ocorre o encerramento do curso com a presença dos desembargadores Rogerio Favreto, diretor da Emagis, e Roger Raupp Rios.

Mais informações sobre o curso, incluindo a programação completa das aulas, estão disponíveis na página do evento que pode ser acessada pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/IvbLU.

Vitaliciamento

O vitaliciamento é o período de avaliação do desempenho profissional de um novo juiz ou juíza, necessário à aquisição da garantia da vitaliciedade na magistratura, e tem duração de dois anos, contados a partir do início do exercício no cargo.

Dessa forma, os 27 juízes e juízas federais substitutos da 4ª Região que foram aprovados no XVIII Concurso e tomaram posse nos cargos em dezembro de 2023 estão passando pelo Programa de Vitaliciamento ao longo dos anos de 2024 e de 2025. O Programa inclui etapas com atividades presenciais para os magistrados vitaliciandos, como cursos, encontros, palestras, debates e troca de experiências.

Antes de iniciarem o Programa de Vitaliciamento, os novos juízes e juízas da 4ª Região ainda passaram por um Curso de Formação Inicial, realizado entre dezembro do ano passado e abril deste ano. Esse curso, que também foi promovido pela Emagis, ofereceu aulas voltadas à preparação dos novos magistrados para que possam exercer a atividade jurisdicional.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

O curso ocorre entre os dias 27 e 30 de agosto na Seção Judiciária de Santa Catarina (Foto: Emagis/TRF4)

Os desembargadores federais Roger Raupp Rios (esq.), vice-diretor da Emagis e coordenador científico do curso, e Rogerio Favreto, diretor da Emagis, estão participando das atividades (Foto: Emagis/TRF4)

A turma do curso é composta por 27 juízes e juízas federais substitutos que estão em processo de vitaliciamento (Foto: Emagis/TRF4)

Deixe um comentário