O Encontro dos Diretores de Secretaria da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), que está acontecendo em Florianópolis, recebeu hoje o professor e psicanalista Christian Dunker, para a palestra “Sofrimento no Trabalho e Síndrome de Burnout”. Durante cerca de duas horas, Dunker falou sobre a questão da saúde mental e suas relações com outros temas da atualidade e, também, conversou com os participantes sobre maneiras de lidar com esses problemas no ambiente profissional.
Segundo o professor, a compreensão do sofrimento psíquico no ambiente de trabalho deve considerar a mudança de paradigma que o neoliberalismo provocou na forma de tratamento do trabalhador. O sofrimento – antes evitado como estratégia de preservação do investimento – passou a ser aumentado para gerar competitividade. O trabalhador “opera como se fosse um robô de si mesmo, mistura o público com o privado e cria um personagem”, afirmou Dunker.
Para ele, o neoliberalismo acaba fazendo da “felicidade uma obrigação” e, sua obtenção, um processo de “concorrência”. “A ideia de estar bem não é suficiente, o outro precisa estar mal”.
Círculos de conversa
A programação de hoje (16/6) ainda teve, durante a manhã, discussões em grupo para gestão de times e, no encerramento à tarde, um círculo de conversa com a diretora-geral do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Sandra Mara Cornelius da Rocha, com a presença da diretora do Foro da JFSC, juíza federal Erika Giovanini Reupke, e do diretor da Secretaria Administrativa, Luiz Gonzaga da Costa Júnior.
()
()
()
()