Aula aberta: “Porto Alegre na Década de 1820” apresentou um olhar da capital através do mapa histórico recuperado (11/04/2024)

  • Categoria do post:TRF 4

Em comemoração ao 252º aniversário da Cidade de Porto Alegre, o Memorial da Justiça Federal do RS realizou, no dia 9/4, a aula aberta intitulada: “Porto Alegre na Década de 1820”, com entrada gratuita. O evento marcou a entrega oficial da recuperação digital da cópia de 1884 do desaparecido Mapa de Porto Alegre feito pelo Cel. Joze Antonio Cezar, entre 1820 e 1825, considerado o mais antigo registro cartográfico da capital gaúcha.

O mapa, que foi encontrado nos autos de um processo baixado no Arquivo Histórico da Justiça Federal do RS, foi recuperado digitalmente por pesquisadores do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

Com auditório e vestíbulo recheados de peças e documentos históricos organizados pelo Memorial da JFRS, o evento proporcionou ao público uma imersão na história da cidade de Porto Alegre durante a década de 1820, utilizando técnicas digitais para combinar imagens, acrescentados de uma minuciosa análise cartográfica.

A juíza federal Ingrid Schroder Sliwka, magistrada responsável pelo início da gestão documental da JFRS, conduziu os trabalhos. Na abertura do evento, ela traçou brevemente a trajetória do Arquivo Histórico da JFRS, e reafirmou o compromisso do Memorial de preservar, amparar e divulgar a memória da instituição.

A presidente da Comissão de Gestão da Memória da SJRS, juíza federal Andréia Castro Dias Moreira, parabenizou a equipe do IHGRGS e a Divisão de Documentação e Memória da JFRS pelo minucioso trabalho, de significativa importância, tendo em vista que o original jamais foi encontrado. “Estes mapas são parte no nosso patrimônio histórico, e é nosso dever assegurar às gerações futuras o acesso às suas raízes culturais”, completou.

Em seguida, a diretora do Foro da Seção Judiciária do RS, juíza federal Carla Evelise Justino Hendges, recebeu oficialmente o mapa restaurado do Presidente do IHGRGS, Prof. Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo, que realizou a leitura do termo de entrega. A diretora do Foro homenageou as equipes envolvidas no projeto.

A primeira parte da aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Ronaldo Marcos Bastos, pesquisador e membro do IHGRGS. Ele realizou a análise iconográfica do mapa, combinando digitalmente fotos da 2ª metade do Séc. XIX com as vias e áreas identificadas no mapa recuperado, trecho a trecho.

Já a segunda parte da aula, que consistiu na análise cartográfica do mapa, ficou a cargo da Profª Dra. Daniela Marzola Fialho, arquiteta e doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e de Maria Fernanda Kill, bolsista de Iniciação Científica de Arquitetura.

O evento foi transmitido no canal do Youtube da Justiça Federal do RS e continua disponível para visualização.

(Felipe Barcellos SECOS – JFRS)

(SECOS – JFRS)

(SECOS – JFRS)

(Felipe Barcellos SECOS – JFRS)

(Felipe Barcellos SECOS – JFRS)

Deixe um comentário