A Justiça Federal em Curitiba recebeu ontem, 17 de outubro, a visita de 17 estudantes de Direito do Centro Universitário Uninter. Os alunos participaram do PVITA – Programa de Visitação Técnico-Acadêmica, oferecido pela JFPR desde 2015, e que já recebeu mais de mil alunos. O PVITA é coordenado pela Direção do Foro da Justiça Federal e pela Divisão de Documentação e Memória da Instituição (DDOCM).
A turma estava acompanhada do professor Ronald Silka, da coordenação do curso, e recebeu a saudação do servidor Layre Colino Neto, diretor da secretaria administrativa da JFPR. O diretor deu as boas-vindas ao grupo em nome da Instituição e desejou a todos uma visita proveitosa e enriquecedora.
Na Sala de Cursos, os alunos receberam a explicação da estrutura e funcionamento da Justiça Federal, feita pela servidora Dulcinéia Tridapalli, da DDOCM, e do funcionamento do sistema eletrônico (eproc), realizada pelo servidor Alexandre César Nass, da 3ª Vara Federal de Curitiba.
Em seguida, os alunos conheceram as instalações das duas turmas avançadas do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e visitaram as dependências da 4ª Vara Federal de Curitiba, onde foram recebidos pela Juíza Federal Vera Lúcia Feil e pelo Diretor de Secretaria Igor Vinicius Santos de Souza. Lá conheceram a Secretaria, a Sala de Audiências e os Gabinetes da Unidade.
O grupo finalizou a visita à JFPR na Sala da Memória da Instituição, onde conheceu o acervo de processos históricos, móveis e objetos que retratam a História da Justiça Federal no Paraná. Em seguida, os estudantes foram levados ao Fórum Estadual, ao lado da Justiça Federal, onde conheceram o LUME – Lugar de Memória, em que foram recebidos pela historiadora do local. No LUME estão expostas fotos e informações sobre o antigo “presídio do Ahu”, além de abordar as conclusões da Comissão Estadual da Verdade, que apurou violações de direitos humanos durante a ditadura militar no Paraná.
()
()
()