Grupo de Trabalho encerra atividades de 2024 com avaliação e planejamento no Dia dos Direitos Humanos (11/12/2024)

  • Categoria do post:TRF 4

Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado anualmente em 10 de dezembro, o Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (GTDH/JFRS) realizou seu último encontro do ano. A data de 10/12 marca a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, um documento histórico que reconheceu pela primeira vez, em caráter universal, a necessidade de proteger a dignidade humana.

As atividades iniciaram com um almoço de confraternização do grupo e foram seguidas de uma reunião às 14h, para avaliar as ações realizadas em 2024 e planejar as iniciativas futuras.

Conquistas de 2024

O grupo celebrou ações de grande impacto durante o ano, como o lançamento da Cartilha Letramento em Direitos Humanos nas três Seções Judiciárias da 4ª Região (RS, SC e PR). O evento no Paraná destacou-se por ser o primeiro direcionado ao público infantil, ampliando o alcance da educação em direitos humanos. Outro marco em 2024 foi o lançamento do guia “E agora, como recomeçar?”, desenvolvido para apoiar as vítimas das enchentes no RS. O guia recebeu o Prêmio Destaque Institucional – Categoria 2: Ações solidárias emergenciais da sociedade civil para a reconstrução do estado, na segunda edição do Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos no RS.

Com o apoio do Núcleo de Justiça Restaurativa da 4ª Região (NUJURE), o Grupo de Trabalho organizou a programação referente ao tema da visibilidade LGBTQIAPN+ no Poder Judiciário. E, em parceria com o projeto Círculos de Conversa, o Grupo participou da produção de podcasts, com destaque para o tema da acessibilidade de inclusão.

Além disso, integrantes do grupo contribuíram para a produção e disseminação de conhecimento sobre direitos humanos e suas diversas interfaces por meio de artigos apresentados em eventos científicos e acadêmicos, publicados ao longo do ano, como o XI Encontro Brasileiro de Administração Pública, o VII Congresso Lusófono de Recursos Humanos e Administração Pública em Lisboa, o XXIX Congresso Internacional do Conselho Latino-Americano de Administração e o Congresso Internacional de Extensão Universitária na Argentina.

Planejamento para 2025

A reunião também discutiu novas iniciativas, como a elaboração do Guia de Atendimento Inclusivo, em parceria com o Inovatchê, o Laboratório de Inovação da Seção Judiciária do RS. A proposta prevê o desenvolvimento de um projeto inovador que será implementado para promover maior acessibilidade e inclusão no atendimento judiciário.

Outro ponto de destaque foi o debate sobre a regionalização do Grupo de Trabalho em Direitos Humanos para abranger toda a 4ª Região, fortalecendo a cooperação entre as Seções Judiciárias, ampliando o impacto das ações e colaborando para o atingimento de metas de capacitação e de implementação de ações para a diversidade, equidade e inclusão na Justiça Federal da 4ª Região.

Uma reflexão inspiradora

O encontro foi permeado pelo espírito de renovação e compromisso, refletido na citação de Paulo Freire:

“É preciso ter esperança, mas esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”.

Com esse espírito de esperançar, o Grupo de Trabalho encerra 2024, reafirmando seu compromisso com os direitos humanos, a equidade e a diversidade no Judiciário, enquanto se prepara para novos desafios em 2025.

 

Fonte: GTDH/JFRS

A reunião do Grupo de Trabalho debateu as ações promovidas durante o ano de 2024 e planejou as iniciativas para 2025
A reunião do Grupo de Trabalho debateu as ações promovidas durante o ano de 2024 e planejou as iniciativas para 2025 (Imagem: GTDH/JFRS)

Os integrantes do Grupo de Trabalho celebraram as ações de grande impacto que foram realizadas durante 2024
Os integrantes do Grupo de Trabalho celebraram as ações de grande impacto que foram realizadas durante 2024 (Foto: GTDH/JFRS)

Deixe um comentário