Evento debate direito à saúde feminina (22/10/2024)

  • Categoria do post:TRF 4

Na tarde da última quinta-feira (17/10), a Justiça Federal do RS (JFRS) promoveu um evento, em alusão ao Outubro Rosa, para discutir o “Direito à Saúde da Mulher”, organizado pela Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano da instituição. Bianca Rocha, Magali Dantas, Fabiane Francioni e Lisiane Ortiz Teixeira apresentaram diferentes perspectivas que perpassam a temática. O evento foi realizado exclusivamente no formato virtual, com transmissão no canal de YouTube da JFRS

A doutoranda em enfermagem Bianca Rocha foi a primeira a falar, mostrando a trajetória histórica que levou às concepções atuais sobre saúde da feminina. Citou o surgimento da Organização das Nações Unidas como um marco neste processo, pois a entidade definiu que as mulheres possuem direito à saúde e a proteção desta. Falou também das garantias que as mulheres possuem para terem os seus direitos confirmados e sobre experiências que teve em sua carreira, em que acompanhou casos de violência contra a mulher.

A segunda palestrante foi Magali Dantas, membro do Grupo de Trabalho para Ações em Direitos, Equidade de Gênero, de Raça e de Diversidade da JFRS. Ela discorreu sobre como as questões socioeconômicas, raciais e de gênero influem sobre os direitos à saúde, demonstrando que nem todos possuem o mesmo acesso aos serviços de saúde. Dantas ainda destacou que os problemas socioeconômicos não limitam apenas o acesso aos serviços, como também tornam populações marginalizadas mais propensas a desenvolver certos tipos de doenças físicas e mentais.

Na sequência, quem colaborou com o debate foi Fabiane Francioni, docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e coordenadora do grupo de pesquisa Viver Mulher – voltado à saúde das mulheres. Ela destacou a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), em 2004, como um momento importante para a organização de políticas públicas de saúde focadas nas mulheres. Francioni  falou que as mulheres brasileiras são impactadas por questões de gêneros que se fazem presentes nas suas atividades do dia a dia, demonstrando a necessidade de se pensar em políticas públicas focadas neste grupo. Sobre o PNAISM, ressaltou que o programa possui o objetivo de ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral da mulher no SUS.

Para encerrar o evento, a servidora da JFRS Lisiane Ortiz Teixeira, que é doutora em Ciências da Saúde, discorreu sobre questões de saúde que estão presentes no universo feminino. Falou sobre o risco de câncer de mama e de colo de útero, que são alvos de campanhas de conscientização – respectivamente o outubro rosa e o março lilás. Pontuou também a importância da amamentação e o que significa a pobreza menstrual na vida das mulheres. Teixeira chamou ainda a atenção para o Programa Saúde Legal, ação afirmativa da JFRS que oferece exames clínicos periódicos ao público interno da instituição.

Ao término das palestras, houve uma rodada de perguntas feitas pelo público, que foram respondidas pelas participantes. A gravação do evento pode ser acessada no canal do Youtube da JFRS.

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

 

Evento foi realizado em formato virtual (Nucom/JFRS)

Bianca Rocha (Nucom/JFRS)

Magali Dantas (Nucom/JFRS)

Fabiane Francioni (Nucom/JFRS)

Lisiane Ortiz Teixeira (Nucom/JFRS)

Deixe um comentário