TRF6 inicia integração ao sistema processual eletrônico do TRF4 (03/10/2023)

  • Categoria do post:TRF 4

Na manhã de ontem (2/10), o desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, integrante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), participou de uma solenidade de apresentação do sistema de processo judicial eletrônico, o eproc, no auditório da sede do TRF da 6ª Região, em Belo Horizonte. A corte mineira está iniciando os procedimentos de integração ao sistema que foi desenvolvido pela Justiça Federal da 4ª Região. Leal Júnior representou, no evento, o presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva.

Diante de uma plateia de magistrados, servidores, advogados e representantes de diversos órgãos ligados ao Poder Judiciário estadual e federal, a presidente do TRF6, desembargadora Mônica Sifuentes, expôs o panorama histórico da implantação do eproc no tribunal mineiro. Além dela e de Leal Júnior, a mesa da solenidade também foi composta pelo desembargador Rúbio Paulino Coelho, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG). A corte militar já utiliza o eproc por meio de um acordo de cooperação técnica firmado com o TRF4.

O evento marcou o início da primeira fase de integração do TRF6 ao sistema. O eproc é, atualmente, o sistema de processo judicial eletrônico com maior índice de satisfação entre magistrados e servidores no país, segundo dados de uma pesquisa recente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nesse sentido, a desembargadora Mônica Sifuentes refletiu com otimismo sobre o futuro da ferramenta, em discurso para as autoridades presentes. “No final das contas, o que se pretende, e aonde a gente quer chegar, é a um sistema processual que atenda a todos e que possa inclusive ser nacionalizado”, ela destacou.

Já na tarde de ontem, o coordenador de Sistemas do TRF4, juiz Eduardo Picarelli, e o diretor da Secretaria de Sistemas Judiciários, Marlon Silvestre, realizaram uma apresentação das funcionalidades do eproc para magistrados e servidores do TRF6. Dentre os temas abordados, constavam a tramitação ágil, a automatização da tramitação processual e o laudo pericial eletrônico. A apresentação teve transmissão online via plataforma eletrônica Teams.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do TRF6

Da esq. p/ dir.: os desembargadores Rúbio Paulino Coelho, do TJMMG, Mônica Sifuentes, do TRF6, e Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, do TRF4, participaram da solenidade (Foto: ASCOM/TRF6)

O evento marcou o início da integração do TRF6 ao eproc (Foto: ASCOM/TRF6)

Deixe um comentário