Evento celebra três décadas de atuação da Justiça Federal em Santana do Livramento (06/09/2023)

  • Categoria do post:TRF 4

Os 30 anos da Justiça Federal em Santana do Livramento foram comemorados ontem (5/9), em uma solenidade realizada no auditório do prédio-sede da instituição. O evento destacou a importância da Subseção para a população do município e da região, e celebrou esta história, que iniciou em 11 de setembro de 1993. 

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador federal Alexandre Gonçalves Lippel, representando a Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e contou com a participação da diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juíza federal Carla Evelise Justino Hendges. Também estavam presentes o desembargador federal Vilson Darós, a prefeita municipal Ana Luíza Moura Tarouco, o presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil,  Glênio Lopes, o diretor e a vice-diretora do Foro da Justiça Federal em Santana do Livramento, juízes federais Rafael Wolff e Andréia Momolli, respectivamente, além de outras autoridades e os servidores da instituição. 

Em sua fala, a diretora do Foro da JFRS refletiu sobre o quanto se fez e o quanto se ainda vai fazer a partir do ato inicial que instalou a primeira vara federal no município, lembrando que Santana do Livramento foi uma das pioneiras no processo de interiorização da Justiça Federal. “Oferecer uma Justiça de qualidade significa também estar próximo, estar presente, estar à disposição da população”. Já a prefeita destacou a importância do papel da Justiça numa cidade como Santana do Livramento e que a atuação da Justiça Federal soma esforços para colocá-la na rota da justiça social. Afirmou estar feliz em comemorar as três décadas da instituição quando o município completa 200 anos. “A Justiça Federal tem gravado na história dessa cidade uma entrega de dedicação, de justiça e de igualdade”.

Para encerrar a solenidade, o desembargador Lippel contou que iniciou sua carreira na magistratura em Santana do Livramento, e que o trabalho ali foi uma escola, quando passou a ter uma dimensão mais concreta das responsabilidades e das repercussões das decisões. Ele citou os juízes que atuaram depois dele na subseção, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido em conjunto com os servidores e lembrou da servidora Lucy Lemos Pereira, primeira diretora de secretaria da 1ª Vara Federal, que veio cedida da Justiça do Trabalho e teve papel significativo na estruturação da unidade e de suas atividades. 

Durante a solenidade, foram homenageados o servidor Júlio César Caurio, que trabalha na Justiça Federal em Santana do Livramento desde a inauguração, o desembargador Vilson Darós, que era o diretor do Foro da JFRS quando a subseção foi inaugurada, e o desembargador Alexandre Gonçalves Lippel, que foi o primeiro juiz federal a atuar em Santana do Livramento.

Público lotou auditório da Subseção ()

Desembargador Alexandre Lippel e juíza Carla Hendges ()

Juiz Rafael Wolff ()

Juíza Andréia Momolli ()

Deixe um comentário