Ouvidores do TRF4 participam de reunião da Rede Nacional de Ouvidorias (29/08/2023)

  • Categoria do post:TRF 4

O ouvidor do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Luiz Antônio Bonat, e a ouvidora substituta, desembargadora Ana Cristina Blasi, participaram hoje (29/8) da Reunião Ordinária da Rede Nacional de Ouvidorias, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento aconteceu das 9h às 16h no auditório da sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

O encontro ocorreu em formato hibrido, com o desembargador Bonat participando de forma remota e a desembargadora Blasi de maneira presencial. O evento reuniu ouvidores (as) do Poder Judiciário e coordenadores (as) de Ouvidorias e ainda contou com a presença da presidente do CNJ, ministra Rosa Weber, do conselheiro ouvidor nacional de Justiça, Luiz Fernando Bandeira, e da ouvidora nacional da Mulher, ministra Maria Helena Mallmann.

Os participantes debateram temas como formação e capacitação para o atendimento das Ouvidorias da Mulher do Poder Judiciário, criação do Sistema Nacional de Ouvidorias do Poder Judiciário, entre outros assuntos afetos ao cotidiano das Ouvidorias.

O encontro da Rede Nacional de Ouvidorias está previsto na Resolução CNJ nº 432/2021, com realização semestral. Trata-se de rede composta pelos ouvidores dos tribunais, os representantes dos Colégios de Ouvidores dos diversos seguimentos de Justiça, as ouvidoras da Mulher do Poder Judiciário e as ouvidoras auxiliares à Ouvidoria Nacional da Mulher.

Mulheres na Justiça

A desembargadora Blasi, que também ocupa o cargo de presidente da Comissão Gestora de Políticas de Equidade de Gênero do TRF4, segue em Brasília durante essa semana para participar da 2ª edição do encontro Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ nº 255.

O evento é realizado pelo CNJ e acontece entre amanhã e quinta-feira (30 e 31/8) na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A iniciativa tem o objetivo de disseminar conhecimento e resultados de pesquisas sobre a participação feminina, oportunizar a troca de experiências entre tribunais e conselhos e desenvolver, nas oficinas de trabalho, produtos para instrumentalizar a implementação da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

Para isso, estão previstos debates sobre ações afirmativas de gênero na magistratura e no serviço público do Judiciário, o protocolo integrado de prevenção e medidas de segurança voltado ao enfrentamento à violência praticada contra magistradas e servidoras, além de práticas inovadoras que promovem mais equidade e participação feminina. No segundo dia, estão previstas oficinas de capacitação sobre o tema.

O encontro vai ser transmitido online pelo canal oficial do CNJ no Youtube no seguinte link: https://www.youtube.com/@cnj. A programação do evento pode ser acessada no link: https://www.trf4.jus.br/7tr4U.

 

Com informações da Agência CNJ de Notícias

A reunião foi promovida pelo CNJ e aconteceu no Tribunal Superior do Trabalho (Foto: Ana Araújo/CNJ)

A ouvidora substituta do TRF4, desembargadora Ana Balsi (1ª da esq.), participou presencialmente do evento (Foto: Ana Araújo/CNJ)

Deixe um comentário