SJPR realiza evento para marcar 30 anos de presença em Guarapuava (PR) (14/06/2023)

  • Categoria do post:TRF 4

A Subseção Judiciária de Guarapuava comemorou na terça-feira (13), 30 anos de instalação na cidade. A cerimônia buscou relembrar o trabalho desenvolvido por magistrados e magistradas, servidores e servidoras ao longo das três décadas. O evento aconteceu na Câmara Municipal.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, presidiu o evento, reforçando que a instituição se construiu com atuação dedicada e comprometida de seus juízes e servidores. “Os pioneiros, os que aqui passaram ao longo destes 30 anos, os que ainda permanecem, todos são importantes e merecem o reconhecimento que hoje aqui fazemos”. 

O desembargador também agradeceu as homenagens prestadas, inclusive pelo Poder Legislativo, à Justiça Federal. “Em nome do Tribunal, agradeço essa homenagem prestada pela Casa do Povo”.

Ricardo Teixeira do Valle Pereira reforçou que o papel da Justiça é prestar jurisdição efetiva. “Estar presente em cidades como Guarapuava é importante para atender a sociedade e os autores do Poder Judiciário. A Justiça Federal, nesta segunda fase, tem 55 anos de existência. Hoje, comemoramos 30 anos aqui na cidade, marco importante e de grande significado que merece todas as comemorações”. 

O diretor do Foro da SJPR, juiz federal José Antonio Savaris, também destacou o momento como forma de agradecer a todos que fazem parte da história da Subseção Judiciária de Guarapuava, relembrando momentos em que foi juiz federal na cidade. O diretor da Seção Judiciária do Paraná (SJPR) foi um dos idealizadores do evento comemorativo pelos 30 anos de presença da JF na cidade. 

Com a palavra, a diretora do Foro da SJ de Guarapuava, juíza federal Marta Ribeiro Pacheco, frisou os relevantes serviços prestados à população. “A Justiça Federal de Guarapuava atende hoje a 15 municípios. Tanto a primeira vara, de competência cível, quanto a segunda vara, de competência previdenciária, são fundamentais para a garantia da cidadania para a população”.

O prefeito Celso Fernando Goes, disse ser uma honra estar à frente da prefeitura da cidade e participar deste momento importante. “Essa comemoração faz parte do desenvolvimento e do progresso que Guarapuava vive. Como guarapuavano, e falando em nome de todos os cidadãos, estamos contentes de termos a JF fazendo parte da nossa comunidade”.

Apoio e homenagens
O presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, reforçou o apoio e disponibilidade que a Casa de Leis tem para com a Justiça Federal. “O Poder Legislativo esse ano completa 170 anos. A nossa vontade é que daqui para a frente os laços com o judiciário, e em especial com a Justiça Federal que recebemos aqui hoje, sejam cada vez mais estreitos”, disse.

Na ocasião, Pedro Moraes entregou o título de Cidadão Honorário ao desembargador José Carlos Cal Garcia (in memorian), então presidente do TRF4 na época de instalação da 1ª Vara Federal em Guarapuava. Helena de Souza Garcia, viúva do desembargador, e filhos, receberam a homenagem.  

+Agradecimentos
Homenagens especiais a juízes(as) e servidores(as) que fizeram a diferença e representam a riqueza humana que vem construindo a Justiça Federal em Guarapuava foram entregues. O desembargador Federal aposentado, Tadaaqui Hirose, a juíza federal Vera Lúcia Feil (primeira diretora do Foro de Guarapuava), a primeira diretora de secretaria nomeada para a Subseção, Sônia Mara Elias Gomes, e a coordenadora do Cejuscon local, juiz Cristiane Maria Bertolin Polli.

Servidores pioneiros como Ademir Borsatto Daiprai, Leila Denise Kaminski, Márcio Luiz Deparis e Édison Ferreira, funcionários terceirizados da Subseção de Guarapuava e servidores aposentados também receberam homenagens. Da mesma forma, o prefeito da cidade e o presidente da Câmara de Vereadores, bem como a presidente da OAB local e o reitor do Centro Universitário Guairacá receberam menções. 

Estavam presentes na cerimônia o atual vice-presidente e próximo presidente do TRF4, desembargador Federal Fernando Quadros da Silva, o corregedor Regional da JF da 4ª Região, desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, além de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Memória
Guarapuava foi a quinta cidade paranaense a receber uma Vara Federal.  A inauguração da 1ª Vara Federal, em 1993. Em meados de 2005 foi instalada a 2ª Vara Federal. Atualmente estão em andamento nas duas Varas Federais de Guarapuava cerca de 19 mil ações. Dentre elas, aproximadamente 53% são de competência cível e 41% de competência previdenciária. A jurisdição da Subseção alcança 15 municípios. 

 

Confira mais fotos do evento na página oficial do FLICKR da JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ.

 

Com informações assessoria da Câmara Municipal de Guarapuava.

Evento aconteceu na Câmara Municipal de Guarapuava (Ander Sant’Ana)

Diversas autoridades marcaram presença no evento ()

O evento foi marcado por muitas homenagens para quem fez e ainda faz parte da história da JF na cidade (Carlos Felipe Carini)

Deixe um comentário