Mais de 250 estudantes de Direito acompanharam nesta manhã (4/11), no auditório da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sessão extraordinária híbrida da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Para o evento, a instituição de ensino e servidores do TRF4 montaram uma estrutura semelhante à das sessões na corte no palco do auditório, com mesas, computadores, telão e equipamentos de áudio e vídeo.
O presidente da corte, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, abriu o evento, falando aos estudantes sobre a trajetória na Justiça Federal brasileira e o papel relevante que assumiu nos destinos da nação, apontando os processos previdenciários como a maior demanda da sociedade.
A desembargadora Taís Schilling Ferraz, que é presidente da 6ª Turma, de Direito Previdenciário, abriu a sessão, destacando que ela, juntamente com o desembargador João Batista Pinto Silveira, o juiz federal Paulo Paim, convocado no TRF4, e o procurador da República Marcus Macedo tentariam reproduzir ali, o que faziam na prática.
Ferraz demonstrou o eproc, compartilhando seu monitor no telão do auditório e explicou o sistema de um julgamento de forma didática. Foram julgados seis processos, cinco deles com sustentação oral de advogados das partes, alguns por Zoom.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
Presidente do TRF4 falou sobre papel do TRF4 e da Justiça Federal (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Des. Ricardo Teixeira do Valle Pereira, presidente do TRF4 (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Desembargadores ouvem sustentação oral pelo zoom de procuradora do INSS (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Desembargadora Taís Schilling Ferras, presidente da 6ª Turma (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Estudantes lotaram plateia (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)