Presidente do TRF4 e Diretor do Foro da SJPR visitam projeto Horta Solidária (11/10/2022)

  • Categoria do post:TRF 4

No final do mês de setembro, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal José Antonio Savaris, acompanhados do juiz federal Matheus Gaspar, da 4ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu, e dos policiais militares Capitão Nilson, Tenente Saara e Sargento Matte, visitaram o Projeto Horta Solidária do 14° Batalhão de Polícia Militar em Foz do Iguaçu.

Criado em 2017, fruto de uma parceria da 4ª Vara Federal de Foz do Iguaçu com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), o projeto utiliza a mão de obra dos condenados da Justiça Federal para produção de alimentos.

Cerca de 400 apenados já cumpriram prestação de serviços à comunidade no local desde o início do projeto. Até o momento, isso se traduz em 105.060 horas de serviços comunitários, ou 105.060 dias de prisão evitados (cerca de 288 anos).

Os alimentos produzidos pela horta são destinados para cerca de 40 entidades da região (escolas, creches, lar dos velhinhos e centros de nutrição) e para distribuição eventual em bairros carentes. Parte ainda é destinada ao consumo efetivo da Polícia Militar.

A produção também é oferecida à comunidade na Barraca da Honestidade, situada em frente ao Batalhão, onde as pessoas podem se servir dos produtos e depositar os valores sugeridos numa urna, sem a presença de vendedores ou câmera de monitoramento.

“Conhecemos o projeto da 4ª Vara, nossa Vara de Execução Penal, em conjunto com o Batalhão da Polícia Militar em Foz do Iguaçu, que utiliza o trabalho dos apenados e busca a ressocialização. A produção dos alimentos beneficia toda a sociedade. É um trabalho realmente muito impressionante e eu tenho certeza de que a comunidade local e de todo o Paraná ganham muito com isso.”, concluiu o desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira.

Atualmente, o 14º Batalhão de Polícia Militar recebe 106 prestadores de serviços à comunidade. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site programahortasolidaria.social.

COMSOC/JFPR (imprensa@jfpr.jus.br)

 

()

Deixe um comentário