Acontecerá entre 7 e 11 de novembro a XVII Semana Nacional de Conciliação, que neste ano tem por slogan “Menos conflitos, mais recomeços”. O evento é realizado em todo o território nacional e possui como objetivo incentivar o uso de métodos consensuais para buscar solução de litígios, envolvendo a participação dos Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.
A campanha é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anualmente desde 2006. Os tribunais que realizarem o maior número de acordos durante a semana receberão uma menção honrosa como premiação. As informações referentes às sessões serão recebidas via Sistema DataJud (Base Nacional de Dados Processuais do Poder Judiciário) até o dia 30 de novembro de 2022.
Menos conflitos
Com a conciliação, o cidadão troca o litígio pelo acordo, ficando livre de um processo jurídico que duraria anos. Na campanha de 2022, o CNJ enfatiza a possibilidade de recomeçar melhor, depois de obter êxito em uma conciliação. “Não há como ignorar ou fazer desaparecer o problema, mas há como resolvê-lo em menos tempo, com menos burocracia e agradando todas as partes para que possam seguir tranquilas de ter seu direito assegurado e questão resolvida”, coloca o CNJ, ao anunciar mais um ano do evento.
Fonte: CNJ
A Semana Nacional de Conciliação acontece entre entre 7 e 11 de novembro (Imagem: CNJ)
A Semana Nacional de Conciliação acontece entre entre 7 e 11 de novembro (Imagem: CNJ)