A seção Direito Hoje publica, nesta segunda-feira (22/8), o artigo “Formação de magistrados: desenvolvendo competências para uma prestação jurisdicional humana, ética e eficaz”. O texto está disponível na página da Escola da Magistratura (Emagis) no Portal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Para ler o artigo na íntegra, acesse o link: https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=pagina_visualizar&id_pagina=2445.
O trabalho foi produzido pela assessora da Emagis, Isabel Cristina Lima Selau. Ela observa que o novo modelo de formação judicial proposto pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é “centrado em um projeto pedagógico que visa ao desenvolvimento de competências desejáveis de um magistrado para uma prestação jurisdicional de qualidade, tendo como pressupostos a ética e o humanismo como princípios norteadores de toda ação formativa e a interdisciplinaridade no tratamento do conteúdo”.
Esse modelo motivou a pesquisa que a autora realizou no seu Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na qual entrevistou magistrados federais e estaduais. “Foram identificados quatro grupos de competências judiciais: competências sociocomunicativas, administrativas e organizacionais, técnico-jurídicas e pessoais”, revela a autora. “A importância da identificação dessas competências é a de conferir parâmetros seguros para embasar os processos de seleção e formação da magistratura nacional”, ela destaca.
Criado pela Emagis em 2020, o espaço Direito Hoje tem o objetivo de trazer mais dinamismo à divulgação da produção textual de magistrados e outros profissionais da área, com a publicação online de artigos que tratem de questões emergentes no Direito nacional e internacional.
Fonte: Emagis/TRF4
(Imagem: Emagis/TRF4)