Programa de Estágio da JFPR completa 25 anos e promove 1º Encontro de Estagiários (16/08/2022)

  • Categoria do post:TRF 4

Para celebrar o Dia Nacional do Estagiário e comemorar os 25 anos do Programa de Estágio, a Justiça Federal irá promover o 1º Encontro de Estagiários na quinta-feira, dia 18 de agosto.

A primeira parte do encontro será híbrida, e todos os estagiários da JFPR poderão acompanhar a reunião, que será realizada no auditório do edifício-sede Cabral, em Curitiba. O evento será presencial para os que exercem suas funções na capital e acontecerá por meio de transmissão via Zoom para os lotados nas demais Subseções. Na sequência, cada Subseção irá realizar localmente suas próprias atividades de integração com os estagiários.

A abertura desse evento inédito será feita pelo Diretor do Foro Juiz Federal José Antonio Savaris, que também conduzirá um Talking com alguns ex-estagiários da JFPR. Dentre as atividades do encontro, estão previstas palestras e oficinas em grupos para promover a integração e valorização dos estagiários.

O Programa de Estágio remunerado da JFPR foi implementado em agosto de 1997 pela Direção do Foro da Seção Judiciária do Paraná, sendo que a primeira seleção contava com 27 acadêmicos.

Atualmente, a Justiça Federal do Paraná conta com 341 estagiários de ensino superior, dos quais 323 são estudantes de Direito, havendo, ainda, estagiários das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Gestão da Informação, História, Informática e Jornalismo.

Durante esses 25 anos, o Programa busca acrescentar conhecimento no processo de aprendizagem do estudante, juntando treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. Assim, o objetivo principal deste encontro será integrar os estagiários na instituição, para que tenham um melhor aproveitamento da experiência e do aprendizado durante o período de estágio.

Para a maioria dos estudantes, o estágio na Justiça Federal é o primeiro contato com a área de atuação escolhida, explica a supervisora da Seção de Estágios da JFPR, Marísia Faucz. “Através do estágio, o estudante experimenta a realidade da profissão, e pode compreender melhor as áreas de atuação da futura carreira. Além do aspecto profissional, o estágio também proporciona conhecimentos e habilidades que serão de extrema importância no desenvolvimento pessoal e social do estudante”, destaca.

Deixe um comentário